• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Caravana 20 anos da TV TEM: conheça Fernandópolis, cidade da cultura, entretenimento e meio ambiente


Cidade é a 18ª a receber o projeto que comemora os 20 anos da emissora. Praça da Matriz em Fernandópolis (SP)
Reprodução/TV TEM
Fernandópolis (SP) é a 18ª cidade do noroeste paulista a receber a Caravana 20 Anos da TV TEM. Nesta quinta-feira (4), o projeto também vai passar por Ourinhos e Itapetininga (SP).
A história do município anfitrião da caravana começou a partir da junção de duas vilas, quando o interventor Fernando Costa chegou à região, segundo a professora aposentada Rosa Maria Souza da Costa.
“Praticamente no mesmo ano, a Vila Brasilândia foi fundada por Carlos Barozzi e a Vila Pereira fundada por Joaquim Antonio Pereira. Eram duas vilas bem próximas uma da outra e nenhuma tinha condições de se elevar a município. Foi sugerida a união delas, então o Interventor de São Paulo Fernando Costa fez a unificação, formando a cidade de Fernandópolis”, explica.
Em agradecimento a este ato, a Vila Pereira se transformou em Fernandópolis. A Brasilândia segue com o mesmo nome.
Fundador da Vila Pereira, Joaquim Antônio Pereira
Reprodução/TV TEM
Cultura e lazer
O EuRiso, que é o Encontro Internacional de Palhaços, reúne em Fernandópolis milhares de turistas e artistas todas as regiões do país.
“São 10 anos de existência de um encontro que surgiu de várias viagens que eu fiz para outros encontros. Conheci palhaços do Brasil e de outros países que me inspiraram em trazer arte para o interior para fortalecer a cultura e alegria da cidade”, conta Rafael Guerra de Aquino, criador do EuRiso.
“Hoje o EuRiso é tido como um dos mais importantes encontros da América Latina, então ele tem importância tanto para a cidade quanto para os artistas que participam e trocam experiências.”
Arena Fernandópolis (SP)
Reprodução/TV TEM
Fernandópolis também recebe uma das exposições mais tradicionais do estado e é palco de grandes shows. Alguns cantores sertanejos, inclusive, realizaram o primeiro show do estado em Fernandópolis, segundo o empresário Gustavo Sisto.
“Acho que tem bastante nome bacana, como Gusttavo Lima, Henrique Juliano, Maiara Maraisa. Para a maioria dessas duplas, o primeiro lugar que elas tocaram foi estado de São Paulo foi aqui”, afirma.
Economia
Usina de etanol, açúcar e derivados, em Fernandópolis (SP)
Reprodução/TV TEM
Além da cultura e entretenimento, a cidade conta com forte comércio. No campo, a pecuária divide espaço com a cana-de-açúcar, que corresponde a 40% do que é plantado nas propriedades rurais do município.
Segundo o presidente de usina Luiz Arakaki, o pai dele chegou a Fernandópolis na década de 1950 para montar uma oficina, mas atualmente, entre as empresas do grupo está uma usina de etanol, açúcar e derivados.
“Nós começamos como uma simples destilaria de álcool, moendo uma quantidade bem menor que temos hoje. Com o passar do tempo com as muitas dificuldades, hoje temos uma usina de açúcar etanol e açúcar.”
“A nossa produção de etanol é para o mercado brasileiro, agora a produção de açúcar é 100% para exportação”, conta Luiz.
Segundo o prefeito da cidade André Pessuto, a cidade também é marcada pela prestação de serviçose acolhe pessoas de diferentes regiões.
“A prestação de serviços em Fernandópolis é o que destaca a nossa terra, seja na educação, na saúde, no entretenimento, então é uma cidade que acolhe a região toda para esses tipos de serviços.”
Disk Árvore
Plantio de mudas em Fernandópolis (SP)
Reprodução/TV TEM
O projeto Disk Árvore, idealizado em 2010 pelo ex-secretário de Meio Ambiente da cidade, Angelo Veiga, ganhou destaque nacional ao oferecer mudas gratuitas à população. Em 12 anos, o foram plantadas mais de 8 mil árvores.
“Foi um projeto bem completo e significativo para a cidade, onde a gente teve um aumento muito grande de arborização na região. Ele foi longe, depois de ser implantado na cidade, várias cidades vizinhas e estados já entraram em contato pedindo o projeto”, explica.
Segundo o atual secretário de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela, o projeto possibilitou a melhoria das condições da qualidade ambiental.
“Se o município fizesse o plantio de todas essas mudas, sem a pró-atividade da população, o custo seria muito alto para nós. Além de ser um projeto para implementar a arborização urbana e melhorar as condições da qualidade ambiental, mostra que os munícipes em geral querem um cidade melhor”, conta Vazela.
Caravana 20 Anos
Localizada a 551 quilômetros da capital paulista, Fernandópolis fica no noroeste paulista. O município possui uma população estimada em 69.680 habitantes, de acordo com dados do IBGE divulgados em 2021.
A cidade é 18ª a receber a Caravana 20 Anos, que será realizada até 6 de maio, dia do aniversário de 20 anos da TV TEM. A apresentadora do TEM Notícias 1ª edição de Rio Preto, Nilessa Tait, vai comandar o telejornal da Praça da Matriz, a partir das 11h45.
“A cada sexta-feira vamos estar em praça pública com o nosso âncora do 1ª edição, ancorando o jornal desse lugar, falando sobre a cidade, a cultura local, enfim, o que a cidade tem para oferecer. Geralmente são cidades que tiveram importância em alguma reportagem ao longo desses 20 anos da TV”, explica o diretor de jornalismo da TV TEM, Osmar Chor.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
Vídeos: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.