Após instalação de 15 vagas de enfermaria, prefeitura de Campinas havia informado que unidade seria entregue como prevista até 3 de abril; Rede Mário Gatti não crava novo prazo. Mário Gattinho, em Campinas
Fernanda Sunega
Em atividade desde 20 de dezembro de 2022, com o fechamento do PS infantil do Mário Gatti para obras, o Hospital Mário Gattinho não tem mais prazo para ser entregue como o planejado.
Depois de atrasos no cronograma por conta das chuvas que atingiram Campinas (SP) no início deste ano, expirou a segunda data fornecida pela prefeitura para que a unidade estivesse com o centro cirúrgico funcionando e todos os leitos previstos abertos.
Por conta da pressão por vagas de internação para criança, o hospital, uma das principais bandeiras de campanha do prefeito Dário Saadi (Republicanos), abriu no dia 22 de março os 15 leitos de enfermaria previstos no projeto.
Esses leitos deveriam ter sido abertos em fevereiro, assim como o novo centro cirúrgico. E após a abertura das vagas em enfermaria, a prefeitura informou que a previsão era finalizar os trabalhos na estrutura até 24 de março e ter o Mário Gattinho com os 56 leitos previstos pronto em 3 de abril.
Estrutura prevista
9 leitos de retaguarda (entregues em 20 de dezembro de 2022);
2 leitos de urgência (entregues em 20 de dezembro de 2022);
15 leitos de enfermaria (entregues em 22 de março de 2023);
14 leitos de UTI (previstos para abril de 2023);
9 leitos para internação de lactentes (previstos para abril de 2023);
4 leitos para recuperação pós-anestésica (após a instalação do centro cirúrgico, sem data informada);
Três leitos-dia (após a instalação do centro cirúrgico, sem data informada).
O que diz a prefeitura?
Em nota, a Rede Mário Gatti, que administra o hospital, informou que as obras foram concluídas, e que a unidade passa por limpeza e instalação de equipamentos. No entanto, não forneceu uma data para a abertura de 14 vagas de UTI e nove para internação de lactentes – apenas garantiu que será em abril.
Já com relação ao centro cirúrgico e a instalação das vagas de recuperação pós-anestésica (RPA) e leitos-dia, a autarquia informou que essa etapa só será entregue assim que for concluído o processo de contratação de anestesistas.
Nesse período, as cirurgias pediátricas continuarão sendo realizadas no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
Hospital Mário Gattinho, em Campinas (SP)
Prefeitura de Campinas/Divulgação
Veja a nota na íntegra:
“O Mário Gattinho está funcionando desde 20 de dezembro, quando teve início o atendimento no pronto-socorro infantil pediátrico, com 9 leitos de retaguarda e 2 de urgência.
As chuvas que atingiram a cidade desde dezembro, afetaram o ritmo das obras, e a entrega, inicialmente prevista para fevereiro, foi transferida para abril.
Com a necessidade de leitos para garantir a internação de crianças no período de sazonalidade das doenças respiratórias, as obras foram concentradas na área de enfermaria, antecipando, em 22 de março, a operação de 15 leitos de enfermaria.
As obras estão concluídas e a unidade está passando por limpeza e instalação de equipamentos. Nos próximos dias (data a ser definida), serão instalados os 14 leitos de UTI e 9 de lactentes (crianças de até dois anos, que estão amamentando.
A próxima etapa será a instalação do centro cirúrgico pediátrico, com 2 salas, 4 leitos de recuperação pós-anestésica e 3 leitos-dia. O início do funcionamento do centro cirúrgico na unidade ocorrerá assim que estiver concluído o processo de contratação de anestesistas. Nesse período, as cirurgias pediátricas continuarão ocorrendo no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.”
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Mário Gattinho: 2º prazo expira e hospital infantil ainda aguarda UTIs e centro cirúrgico; entenda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.