Comandante detalhou que corporação integra forças de segurança que passam a aumentar rondas nas unidades de ensino catarinenses. Mochilas de crianças na creche onde houve ataque em Blumenau
Felipe Sales/NSC TV
Um planejamento a longo prazo com ações de inteligência e atividades imediatas de noções de emergência e primeiros socorros em escolas estão entre os objetivos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para combater a violência dentro de unidades de ensino.
O reforço nas ações da corporação acontece após o ataque a uma creche em Blumenau, em 5 de abril, onde quatro crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As atividades previstas pelo CBM-SC estão dentro de um plano integrado que visa garantir maior presença de agentes de segurança nas instituições de ensino, detalhou o coronel Fabiano de Souza, comandante da corporação.
“As nossas guarnições vão até o colégio, posicionam a viatura numa área visível de entrada e saída de alunos, pais, professores. Independente do horário, às vezes é no horário de entrada, às vezes é durante a manhã, meio da tarde, enfim. Só que a gente aproveita esse momento, vai conversar com professores e diretores sobre o atendimento de emergência situação não unicamente e exclusivamente sobre o que aconteceu em Blumenau, são situações diversas”, pontuou.
A maior presença de segurança nas escolas estaduais está dentro do que foi anunciado na segunda-feira (10) pelo governador Jorginho Mello (PL) como medida para aumentar o patrulhamento nas unidades.
Além dos agentes armados, o governo anunciou a criação de um protocolo de segurança com ronda reforçada, treinamento de professores para reação em situações de violência, um centro integrado de operações policiais e a criação de um Comitê Permanente de Segurança nas escolas.
“O estado, na verdade, está com planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. Têm situações que são expostas e imediatas, mas, a gente sabe que tem muita questão ligada a inteligência, que precisa ser adotada e isso leva um pouco mais de tempo”, completou o comandante do CBM-SC.
Ataque a creche em Blumenau
Em 5 de abril, um homem pulou o muro da creche e atacou crianças com uma machadinha. O assassino se entregou no batalhão da Polícia Militar e está preso preventivamente.
Ele vai responder por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificados. A investigação apontou que ele agiu sozinho.
Quem são as vítimas
Bernardo Cunha Machado: 5 anos
Bernardo Pabst da Cunha: 4 anos
Larissa Maia Toldo: 7 anos
Enzo Marchesin Barbosa: 4 anos
Enzo Barbosa, Larissa Toldo, Bernardo Machado e Bernardo Pabst , em sentido horário começando no canto superior esquerdo
Reprodução/Redes sociais
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
=
Veja mais notícias do estado no g1 SC
Após ataque em creche, Bombeiros de SC reforçam ações de primeiros socorros e emergência em escolas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.