• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Racionamento de água é ampliado para 18 horas por dia em Bagé


Cada metade da cidade vai ser abastecida por apenas 6 horas. Desde setembro de 2022, chuva cai abaixo da média no município de 121,5 mil habitantes. Racionamento de água é ampliado para 18 horas por dia em Bagé
Com racionamento de água desde janeiro, Bagé, município de 121,5 mil habitantes na região da fronteira com o Uruguai, amplia a restrição de abastecimento a partir desta terça-feira (2). Agora, as torneiras ficarão sem água 18 horas por dia.
A zona oeste da cidade terá água das 6h da manhã até o meio-dia. Já a zona leste será abastecida das 18h até a meia-noite.
Essas 6 horas se referem ao período em que a água vai ser liberada na rede, não necessariamente ao tempo em que o líquido vai estar à disposição nas torneiras. Isso porque, em muitos locais, a água leva mais tempo para chegar até as residências.
O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (DAEB) estima que restam apenas 20 dias com água na cidade. A situação dos reservatórios é crítica. A Sanga Rasa, por exemplo, está mais de 10 metros abaixo do nível normal. A Barragem do Piraí está 6,60 metros abaixo do normal.
Como alternativa, o DAEB reativou o uso da pedreira da cidade. Além disso, já estão sendo usados cinco caminhões-pipa para abastecer os bairros onde a água não chega.
Até então, o racionamento era de 15 horas por dia. A última vez que o controle chegou a 18 horas foi em 2006. Desde setembro de 2022, chove abaixo da média na cidade. Em abril, foram apenas 17,7 milímetros, sendo que o esperado seria de 121,6 milímetros.
Reservatório com água abaixo do nível em Bagé
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.