A audiência de custódia foi neste domingo (30). Segundo o relato da jovem, de 21 anos, motorista afirmou no carro que ‘pessoas de cor sempre são problema’. A Justiça concedeu liberdade provisória para o motorista de aplicativo, de 39 anos, que havia sido preso em flagrante no último sábado (29) por injúria racial contra uma jovem negra, de 21 anos, no bairro Belém, na Zona Leste de São Paulo.
De acordo com o boletim de ocorrência, Marina Ribeiro Oliveira disse que, durante a corrida, o motorista afirmou que “pessoas de cor sempre são problema e que ele tem problema com pessoas de cor”. Em seguida, ela desceu do veículo.
Na audiência de custódia realizada neste domingo (30), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) impôs ao suspeito as seguintes medidas cautelares:
compromisso de comparecimento aos atos do processo;
proibição de ausentar-se da Comarca, por mais de oito dias, sem prévia autorização Judicial;
compromisso de comparecimento mensal e obrigatório em Juízo para justificar suas atividades;
manter o endereço atualizado nos autos.
‘Estou me recuperando’
Em manifestação por meio das redes sociais neste domingo (30), Marina Ribeiro Oliveira disse que está se recuperando do ocorrido.
“Eu tô me recuperando, vou ficar bem e vou continuar minha militância. Isso vai me dar mais gás ainda para continuar na minha militância, para continuar atuando, e vou denunciar quantas vezes for necessário qualquer que seja o crime, principalmente racismo”.
Ela ainda agradeceu o apoio que vem recebendo. Segundo a vítima, a Uber entrou em contato com ela no sábado e informou que fará a averiguação dos fatos.
O que diz a Uber?
Em nota, a Uber disse que não tolera qualquer forma de discriminação. A empresa informou ainda que a conta do motorista foi desativada da plataforma.
“Em casos dessa natureza, a empresa encoraja a denúncia tanto pelo próprio aplicativo quanto às autoridades competentes e se coloca à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei”, informou a Uber em nota.
Justiça concede liberdade provisória para motorista por aplicativo preso por injúria racial contra passageira em SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.