• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pavulagem anuncia datas de arrastões e que vai homenagear Mestre Damasceno este ano em Belém


Programação no Teatro Gasômetro marca abertura da festividade que colore domingos nas ruas de Belém durante o mês de junho. Brincantes do Arrastão do Pavulagem se divertem com chapéus de fitas coloridas.
Divulgação / Leandro Moreira
O Arrastão do Pavulagem já tem datas marcadas para colorir a capital do Pará em 2023. O anúncio de novidades ocorreu nesta sexta-feira (28) no Teatro Gasômetro, em Belém.
As apresentações públicas vão ocorrer nos dias 11, 18, 25 de julho e 2 de julho. O tema será “Arrastão do Pavulagem 2023 – Arraial por um Mundo de Paz”.
A organização do Pavulagem informou que, além dos tradicionais ensaios e oficinas do período, haverá este ano a chegada do Arrastão na Praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto. Em 2022, a chegada havia sido na Praça dos Estivadores, onde o palco foi montado para as apresentações.
Júnior Soares, um dos criadores do Arrastão, comentou que “a mudança é uma boa solução, onde será feita uma grande cobertura para aliviar o aspecto térmico para os brincantes”.
A presidente da Fumbel, Inês Silveira, enfatizou que as ações culturais seguem o calendário da cidade que a Prefeitura de Belém patrocina.
“O Arrastão do Pavulagem, na nossa concepção como Prefeitura, é uma ação de governo, que culmina também com nosso arraial junino. O Arrastão do Pavulagem está no calendário de eventos desta cidade e estamos aqui falando e reafirmando essa valorização da cultura popular”, diz Inês.
A abertura, a partir das 18h, é marcada pela exibição do documentário “Bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas”, de Guto Nunes.
Após a exibição do documentário, às 19h, inicia uma roda de conversa com Mestre Damasceno, Mestre Ronaldo Silva, Júnior Soares e Walter Figueiredo, para falar sobre o folguedo popular do Marajó.
A última programação foi marcada para 20h, com a Roda de Boi com Arraial do Pavulagem e participação especial de Mestre Damasceno.
O mestre marajoara Damasceno Gregório dos Santos é o criador do Búfalo-bumbá na cidade de Salvaterra, já compôs mais de 400 carimbós, é também compositor de sambas, poeta, pescador, artesão. Ele é o homenageado pelo Arraial do Pavulagem neste ano de 2023.
O Arrastão do Pavulagem é patrocínio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), da Equatorial Energia e apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e Secretaria de Estado de Cultura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.