• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

MP vai à Justiça para cobrar restauro de estruturas históricas de Etec em Espírito Santo do Pinhal


Ação foi recebida pela Justiça nesta semana. Local abriga construções da década de 1930, com relevância histórica, cultural e arquitetônica, mas apresenta estado de abandono, diz promotor. Área de Etec em Espírito Santo do Pinhal
Reprodução/Etec Pinhal
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi à Justiça para cobrar do governo paulista e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceteps) o restauro de edificações históricas da Escola Técnica (Etec) Carolino da Motta e Silva, em Espírito Santo do Pinhal (SP)
A ação foi ajuizada pelo promotor Fausto Panicacci no fim de março e recebida pela 1ª Vara da cidade nesta semana. Segundo o MP, o local originalmente dedicado ao beneficiamento de café possui construções da década de 1930 com relevância histórica, cultural e arquitetônica reconhecida pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural. O processo está na fase de contestação.
No processo, o MP reivindica que a Eteps e o estado recuperem as instalações, sobretudo as antigas e as posteriores que tenham se somado ao complexo de beneficiamento de café, incluindo tulha, terreiro, lavador de café e a ponte do terreiro. A promotoria também reivindicou à Justiça a imposição de multa diária de R$ 1 mil em caso de eventual descumprimento.
A autarquia estadual Eteps administra a instituição de ensino desde 1993 e, no mesmo ano, o governo paulista outorgou à entidade a posse do imóvel, informou o MP-SP.
O que diz o governo?
O g1 solicitou posicionamentos do governo de São Paulo e do Centro Paula Souza sobre o assunto e aguarda resposta. O texto será atualizado quando houver manifestações das assessorias.
Área da Etec de Espírito Santo do Pinhal
Reprodução/Etec Pinhal
VÍDEOS: confira outros destaques da região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.