Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho são comparados com os de 2021. Do total, 28 pessoas perderam a vida no desempenho das funções. Saiba o que é considerado acidente de trabalho e como denunciar
Um total de 11.502 acidentes de trabalho foram registrados em toda a região de cobertura do g1 São Carlos e Araraquara no ano de 2022, segundo os dados do Observatório da Segurança e Saúde no Trabalho, com base nas Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) registradas no Instituto Nacional do Seguro Social.
Esse número representa um aumento de 8,2% com relação às notificações feitas ao órgão em 2021. Veja abaixo dados das 42 cidades compilados pela reportagem nesta sexta-feira (28), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Compartilhe no WhatsApp
Apesar do aumento de acidentes, o número de trabalhadores que morreram diminuiu de um ano para o outro. Em 2022, 28 trabalhadores perderam a vida durante a jornada de trabalho, número 28% menor do que no ano anterior, quando 39 pessoas morreram no desempenho das funções.
Equipe do Samu realiza atendimento de trabalhador que se acidentou
Sinticompi
O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rafael Araújo, explicou quais ações estão sendo desenvolvidas para diminuir o número de acidentes com trabalhadores.
“Equipamentos de proteção individual (EPIs) são importantes, os trabalhadores devem utilizar os recomendados, mas é importante lembrar e enfatizar que o EPI é o final de uma política, de um planejamento de prevenção de acidentes. A primeira coisa é planejar a atividade econômica, o que você vai realizar, isso é pela empresa, ela tem que planejar, treinar as pessoas que vão realizar as tarefas, ela tem que investir em medidas coletivas de prevenção de acidentes”, disse o procurador.
“Não adianta nada o trabalhador ter uma luva se a máquina que ele vai trabalhar tem peças móveis que estão desprotegidas, de modo que, num descuido, ele ainda que com a luva coloque a mão ali e o braço é puxado e arrancando. Pode ser um acidente grave ou fatal. O planejamento tem que constar que o ser humano é falível e ele vai errar em algum momento. Tem que ter outras políticas, outros mecanismos pra evitar que quando alguém errar, como vai acontecer, não aconteça de imediato a pior coisa possível que é alguém morrer”, completou.
Ranking em SP
Araraquara registra aumento de 26% em acidentes de trabalho em 2022
No ranking estadual, a cidade da região que teve a pior colocação foi Araraquara. A Morada do Sol ocupa o 20ª lugar.
Araraquara também registrou uma alta de 26% no número de acidentes na comparação com o ano passado. A nível nacional, o município ficou na 55ª colocação no ranking dos que tiveram mais acidentes de trabalho.
“Infelizmente, no ano passado, nós tivemos [em nível nacional] o maior número de mortes por acidente de trabalho dos últimos 10 anos. Então ao invés de estar melhorando, está piorando. Foram, praticamente, sete mortes por dia em acidentes de trabalho”, disse o procurador.
O ranking ainda tem São Carlos, Leme, Matão, Pirassununga, Rio Claro e São João da Boa Vista entre as 100 cidades com mais registros de casos no estado. Veja os dados de todas as cidades da área de cobertura do g1 abaixo:
Veja mais notícias no g1 São Carlos e Araraquara.
São Carlos, Araraquara e região tiveram mais de 11 mil acidentes de trabalho em 2022, alta de 8,2%
Adicionar aos favoritos o Link permanente.