João Pierobon, de Santa Bárbara D’Oeste-SP, mostra a rotina da vida no campo e já conta com mais de 250 mil seguidores. Na Estrada com Quem Faz
Se o sonho de muitos produtores rurais é ver seus filhos perpetuando o negócio, na família de João Pierobon, morador de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, a história foi diferente. Filho e neto de produtores de cana-de-açúcar, ele sempre foi estimulado a estudar para sair da roça.
Bring Filmes | Julien Pereira
“Meus pais sempre quiseram que eu estudasse para viver na cidade, com conforto. Eles tinham a imagem, justificada pela vivência deles no campo, de que o setor rural era pesado, cheio de sacrifícios. Mas hoje, com a tecnologia, o agro se tornou um mercado supercompetitivo e os jovens estão fazendo o caminho inverso: estudando para voltar a casa e revolucionar suas propriedades.”
Foi o que fez. Cursou engenharia de produção, estagiou no setor metalúrgico e, pelas curvas da vida, como costuma dizer, passou a trabalhar na propriedade centenária da família. Durante o processo, descobriu uma paixão que se transformaria em sua marca registrada: a produção de conteúdo digital.
“Sempre gostei de acompanhar influenciadores e percebi que não havia conteúdo sobre agro. Comecei a gravar meu dia a dia por brincadeira e as pessoas passaram a seguir. É uma troca muito gratificante porque além de falarmos sobre aspectos técnicos de plantio, manejo e equipamentos, algumas passaram a enxergar a roça como um celeiro de oportunidades.”
Bring Filmes | Julien Pereira
Atualmente, o canal de João tem mais de 250 mil inscritos, e um assunto bastante comentado foi, talvez, um de seus maiores desafios à frente dos negócios da família: substituir o plantio de cana pelo de grãos, começando com a soja.
“Quando comecei a fazer a mudança de cultura, muita gente dizia que não daria certo porque a minha região não tinha as condições climáticas e de solo adequadas. Havia o problema do maquinário: o trator precisaria de implementos para se ajustar ao cultivo da soja. Não tínhamos plantadeira nem pulverizador adequado. Foram realmente barreiras muito difíceis, e só depois de três anos é que conseguimos deixar a produção totalmente adaptada. Mas quebramos um paradigma: conseguimos plantar e, neste ano, a colheita foi recorde.”
Toda essa história foi acompanhada de perto pelos seguidores, e cada vitória era comemorada. Alguns, inclusive, passaram a cursar engenharia de produção inspirados pela trajetória do influenciador.
“A vida do produtor rural é cheia de desafios: não tem sábado, domingo ou feriado. Chegou a época da colheita? É colheita. Chegou a época do plantio? Bora para o plantio. É preciso ter resiliência porque somos uma indústria a céu aberto e mesmo quando o tempo fica ruim, a gente tem de fazer acontecer. Saber que essa postura inspira algumas pessoas é muito gratificante.”
Bring Filmes | Julien Pereira
Para dar suporte ao trabalho, João conta com a tecnologia da picape Chevrolet S10 High Country, que trafega bem no asfalto e na lama, e que leva o produtor rural para onde ele precisa – seja para o meio de uma plantação com insumos e equipamentos, ou para o shopping, com a família e amigos.
“No agro, ter uma picape Chevrolet S10 não tem a ver apenas com locomoção, mas com chegar em lugares que carros normais não chegam. Com ela, eu percorro rapidamente qualquer terreno com agilidade, potência e altura. Ter wi-fi e contar com o sistema OnStar também trazem muita segurança. Fora que ela é muito bonita, então a gente fica bem em todo lugar.”
Quebrar paradigmas e mostrar que é possível talvez seja um dos lemas de vida de João, e embora ainda tenha muitos sonhos a realizar, faz questão de valorizar cada conquista com sua família e, claro, com seus seguidores. E reforçar o orgulho de ser agronegócio, ressignificando a expressão “tá na roça”.
“Antigamente, quando alguém se dava mal, dizia-se que tal pessoa estava na roça. Isso acabou. Hoje, estar na roça é positivo, indica prosperidade, tecnologia. Sim, nós somos o país do carnaval e do futebol, mas principalmente somos o país do agro e alimentamos o mundo!”
Nome: João Pierobon
Cidade: Santa Bárbara D’Oeste – SP
Cultivo: Cana-de-açúcar e soja