Morador utiliza caminhonete própria para levar as sacolas de lixo a um contêiner da Prefeitura de Teresina. Moradores do Bairro Ilhotas, localizado na Zona Sul de Teresina, realizaram uma mobilização de coleta de lixo na manhã desta quinta-feira (13). A ação ocorreu devido à paralisação dos servidores de limpeza e coveiros da capital, que estão há quatro dias sem realizar o recolhimento dos resíduos residenciais. No total, cerca de 3,6 mil toneladas de lixo deixaram de ser recolhidos na capital.
Kleiton Holanda, idealizador da ação, declarou que a coleta de lixo ocorreu inicialmente em cerca de sete ou oito ruas, onde o acúmulo do lixo já causa transtornos e doenças nos moradores.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Coleta de lixo organizada por moradores do bairro Ilhotas
Sthefany Prado / g1
“Moro aqui e os que irão coletar o lixo também. Mandei mensagens e fui de porta em porta informar sobre a coleta. Meu pai cedeu a caminhonete dele para levarmos as sacolas para um contêiner da Prefeitura. De início, nós iremos pegar o lixo em sete ou oito ruas próximas à linha férrea, mas esse trabalho poderá tomar proporções maiores, então se aquele do bairro que estiver com lixo acumulado em casa informar, faremos essa coleta”, explicou o morador.
Segundo Raimunda Holanda, que mora em uma das ruas onde o lixo foi recolhido, a ação veio em um bom momento, já que os moradores estavam ficando doentes devido ao crescimento no número de mosquitos e moscas.
“Tem um monte de lixo aqui na Rua Regeneração e por isso tá todo mundo ficando doente. Todo mundo com virose, sentindo dor de cabeça, febre e dor no corpo, além dos mosquitos, que trazem dengue e outras doenças”, contou a idosa de 70 anos.
Kleiton Holanda, morador de idealizador da ação de coleta de lixo no bairro Ilhotas
foto: g1
Kleiton destacou ainda que está realizando a coleta por necessidade, pois os moradores que estão ajudando não estão devidamente equipados para fazer o serviço.
“Nessa situação entra o cidadão para fazer o trabalho e mostrar que estamos juntos e unidos. No entanto, não temos os equipamentos adequados para fazer o serviço, mas para evitar o mal maior, nós nos arriscamos para diminuir os impactos desse abandono”, concluiu o idealizador do projeto.
Fim da paralisação
Coleta de lixo organizada por moradores do bairro Ilhotas
foto: g1
Os trabalhadores do serviço de limpeza pública de Teresina encerraram as paralisações nesta quarta-feira (12), após uma reunião com a prefeitura de Teresina. Entretanto, conforme a Prefeitura da capital, o serviço não voltou a acontecer porque a empresa responsável não teria fornecido os veículos necessários.
O lixo deixou de ser recolhido nas ruas da capital por dois dias. A região mais prejudicada foi a Zona Sul de Teresina, que está com lixo acumulado nas ruas desde o final de semana.
Ilhotas
Essa não é a primeira vez que moradores do bairro Ilhotas promovem ações de protesto, já que no mês de março um outdoor com os dizeres “Bairro Ilhotas pede socorro. Segurança já” foi colocado na Avenida Higino Cunha, devido ao crescimento da criminalidade da área.
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
Leia mais:
Trabalhadores da limpeza, coleta de lixo, capina e coveiros paralisam atividades em Teresina
Servidores da limpeza e coveiros de Teresina paralisam serviços pelo 2º dia por falta de pagamento
Servidores da limpeza e coveiros de Teresina encerram paralisação após acordo
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Revoltados com o acúmulo de lixo nas ruas, moradores do bairro Ilhotas, em Teresina, realizam coleta na manhã desta quinta (13)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.