• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vídeo: Briga entre pica-paus surpreende morador de Mogi Guaçu (SP)


Imagem enviada ao Terra da Gente mostra disputa entre duas aves em plena calçada; especialista explica comportamento. pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros)
Rudimar Narciso Cipriani
Você já observou a natureza hoje? Se sim, o que mais lhe chamou a atenção? Na maior parte das vezes comportamentos como o canto e a alimentação são os que mais encantam. Mas o técnico em segurança do trabalho, Josiano Moreira, de Mogi Guaçu (SP), foi surpreendido por algo improvável: uma briga, na porta de casa.
Dois pica-paus-verde-barrado (Colaptes melanochloros) se “encaravam” na calçada do outro lado da rua, como se estivem brigando. “Iam andando pra lá e pra cá sem desviar a atenção um do outro”, comenta Josiano, que enviou o registro para o WhatsApp do Terra da Gente.
Vídeo: Briga entre pica-paus surpreende morador de Mogi Guaçu (SP
O biólogo do Terra da Gente e especialista em aves, Luciano Lima, explica que ações assim entre duas aves sempre indicam mesmo uma briga. “Qualquer comportamento relacionado à agressão indica a disputa por algum recurso que pode ser desde território, alimento ou até por parceiro reprodutivo”, detalha.
Josiano conta que ficou surpreso com a situação e que logo quis registrá-la. “Fiquei intrigado com o fato e logo decidi pegar o celular para gravar. Gosto de registrar a natureza e postar nas redes sociais. Amo mexer com terra, plantas, flores e observar as aves e as áreas verdes”, completa.
Para o ornitólogo Luciano Lima, no vídeo, provavelmente, trata-se de dois machos, já que, pela distância, não é possível ver detalhes na imagem. A disputa entre pica-paus já foi observada algumas vezes, nas mais diferentes espécies da família. Mas Luciano chama a atenção para algo curioso no vídeo: o confronto ocorrer no chão. “Na grande maioria das vezes isso é visto em algum tronco de árvore”, afirma.
“É possível observar que, na hora da ‘batalha’ as aves costumam se perseguir ou andar um ao redor do outro, sempre mostrando o bico, abrindo a cauda e as asas. Um ritual que parece até uma dança”, complementa.
A espécie
Pica-pau-verde-barrado 02
Rudimar Narciso Cipriani
Presente em pelo menos metade do Brasil, o pica-pau-verde-barrado é facilmente identificado por sua coloração “esverdeada-camuflada” e os detalhes nos olhos e cabeça. O macho possui penas vermelhas na parte de baixo do bico. Pelas características das penas também é chamado como pica-pau-carijó.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.