• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Rio Preto registra aumento de 124% no número de divórcios e inventários nos últimos dois anos, diz estudo


Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), evolução natural do fenômeno conhecido como “desjudicialização – a retirada de atos que antes só poderiam ser feitos na Justiça – contribuiu para o salto. Divórcios e inventários aumentam em Rio Preto
Patrícia Teixeira/G1
Nos últimos dois anos, São José do Rio Preto (SP) registrou um aumento de 124% na realização de divórcios e inventários em Cartórios de Notas, segundo informações divulgadas pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB).
A evolução natural do fenômeno conhecido como “desjudicialização – a retirada de atos que antes só poderiam ser feitos na Justiça – contribuiu para o salto.
Atualmente, inventários e divórcios podem ser feitos diretamente nos cartórios, mesmo com menores envolvidos, desde que questões relativas à guarda, alimentos e direitos tenham sido previamente resolvidos.
Conforme o Colégio Notarial do Brasil (CNB), as novidades, implementadas em 2019, fizeram com que a média de atos saltasse de 517 (entre 2007 e 2020) para 1.162 (entre 2020 e 2022).
Com as mudanças, os cofres públicos na cidade também tiveram uma economia de R$ 5,5 milhões em 2021 e 2022, por conta da “desjudicialização” das solicitações.
Além de não precisar do auxílio do Poder Judiciário, as solicitações podem ser feitas de forma online, por meio da plataforma e-Notariado.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.