• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pescador que partiu de jangada de Fernando de Noronha para o Rio de Janeiro sofre acidente no mar


Cristiano Soares relatou, nesta quarta-feira (26), que a embarcação virou. Ele correu risco de afogamento, teve hipotermia (perda de calor do corpo) e precisou suspender temporariamente a aventura na Bahia. Cristiano saiu de Noronha em uma jangada
Ana Clara Marinho/TV Globo
O pescador Cristiano da Silva Soares, que partiu no dia 10 de dezembro de Fernando de Noronha para o Rio de Janeiro numa jangada, no projeto “Menino do Vento”, sofreu um acidente. Segundo ele relatou nesta quarta (26), a embarcação virou. Ele correu risco de afogamento, teve hipotermia (perda de calor do corpo) e precisou suspender temporariamente a aventura na Bahia.
Na primeira etapa da viagem, Cristiano contou com a companhia do também pescador local, Del. Eles partiam de Fernando de Noronha para Natal (RN) e fizeram o trecho com tranquilidade.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A distância, de cerca de 370 quilômetros, aproximadamente 230 milhas náuticas, foi feita em 48 horas.
Cristiano fez a primeira etapa da viagem em companhia de Del
Cristiano Soares/Acervo pessoal
O morador de Noronha seguiu para Baía da Traição (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Barra de Jangada (PE), Porto de Galinhas (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE).
“Eu saí de Aracaju às 6h da manhã e cheguei em Mangue Seco, que é na região de divisão com a Bahia, por volta da meia noite. Lá o barco virou, perdi tudo, celular, GPS, bateria, roupa e tive hipotermia”, contou Cristiano.
O acidente aconteceu no dia 18 de março. O pescador detalhou as dificuldades.
“A jangada é feita para boiar. Eu voltei para o barco, dormi na jangada, a chuva era muito forte e não tinha como me aquecer porque perdi minha roupa”, falou o pescador.
Jangada virou na viagem
Ana Clara Marinho/TV Globo
Cristiano usou parte da vela da jangada para se aquecer, mesmo assim teve muitos tremores de frio.
“Nesse momento apareceu um homem, num pequeno barco. Ele estava com o filho, que devia ter uns 5 anos de idade. Eles me resgataram e me levaram para a terra”, afirmou Cristiano Soares.
O morador de Fernando de Noronha, conhecido como Menino do Vento, falou que os pescadores da região ajudaram a rebocar a jangada para a praia.
Cristiano contou que fez a manutenção do barco e foi rebocado para Sabaúna, na Bahia. O objetivo era chegar na Praia do Forte. Ele pescou na região para vender o pescado e conseguir dinheiro.
O aventureiro resolveu suspender a viagem, mas declarou que não vai desistir.
“Eu parei porque agora é temporada de muita chuva na Bahia, mas eu não desisti. Coragem eu tenho para fazer o sonho acontecer”, disse o Menino do Vento.
O planejamento é retomar a viagem no mês de setembro.
“Vou me organizar um pouco, estudar a costa brasileira e vou retomar a viagem em setembro, que tem vento norte/nordeste; isso vai me ajudar. Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram. É importante realizar os objetivos, os sonhos”, disse Cristiano Soares.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.