• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após lesão no pé, Dr. Pessoa ficará 30 dias sem poder pisar no chão; cadeirantes dizem que prefeitura não tem acessibilidade


O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), sofreu uma lesão no pé esquerdo em Brasília, no Distrito Federal, onde cumpria agenda oficial. Segundo cadeirantes, elevador da prefeitura não funciona, e porta do gabinete do prefeito é estreita demais para cadeiras de rodas. Prefeito Dr. Pessoa faz cirurgia e usará cadeira de rodas por 30 dias; Prefeitura não tem acessibilidade, dizem cadeirantes
Reprodução
Após sofrer uma lesão no pé esquerdo durante viagem no Distrito Federal e passar por uma cirurgia no tendão de aquiles, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), precisará passar os próximos 30 dias sem pisar no chão. A princípio, o prefeito tem usado uma cadeira de rodas e a Associação de Cadeirantes de Teresina (Ascamte) alertou que o prédio da Prefeitura Municipal da capital não tem acessibilidade.
Em comunicado à imprensa, a prefeitura informou que o prefeito teve alta nesta quarta-feira e vai trabalhar do seu escritório em sua residência, acompanhado por uma equipe médica. Ele deve voltar ao Palácio da Cidade quando tiver “seu total restabelecimento”, diz a nota (leia o comunicado completo no fim da reportagem).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Prefeitura de Teresina
Andrê Nascimento/ G1 PI
A presidente da Ascamte, Silvana Miranda, afirmou ao g1 que o prefeito vai despachar de casa porque o prédio da prefeitura de Teresina não tem acessibilidade. O gabinete do prefeito fica no primeiro andar da Palácio da cidade, com acesso por escadas.
“Em matéria de acessibilidade, a prefeitura não tem mesmo. Quando estive lá, subi pelo elevador, que é antigo, e na volta ele não funcionou. Tive que ser carregada pela escadaria, correndo risco de cair. E nunca consertaram o elevador. Por isso que ele vai ficar em casa, porque não tem como subir para o gabinete dele”, comentou
O cadeirante Wilson Gomes, ex-presidente da Ascamte, comentou ainda que, em uma cadeira de rodas, o prefeito não consegue entrar no próprio gabinete, no primeiro andar da Prefeitura. Isso porque a porta do gabinete é estreita demais para passar a cadeira.
“O gabinete do prefeito é inacessível. A porta é estreita demais, as cadeiras não passam, e o elevador está em situação de risco. Já tive a oportunidade de subir no elevador, e várias vezes a porta me pressionou, e ela abre sem o elevador estar no andar. Há um sério risco de acidente”, comentou Wilson.
Cadeirantes protestam diante da Prefeitura de Teresina, em setembro de 2022
Ilanna Serena/g1
Ele contou também que, enquanto esteve à frente da associação, as reuniões realizadas na prefeitura aconteceram em um auditório que fica no térreo. Os cadeirantes precisam entrar por uma porta lateral, pois não há rampas na porta principal do Palácio da Cidade.
Silvana Miranda disse ainda que os problemas são antigos, anteriores à gestão de Dr. Pessoa, mas espera que a experiência o sensibilize para que o prédio receba os equipamentos de acessibilidade necessários.
“É muito fácil estar sentado em uma cadeira de rodas sabendo que daqui a um tempo vai poder sair caminhando. De qualquer forma ele vai sentir na pele o que é ter uma limitação dessas”, declarou Silvana.
Lesão no pé esquerdo
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
Isabela Leal / g1
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), sofreu uma lesão no pé esquerdo em Brasília, no Distrito Federal, onde cumpria agenda oficial. O gestor foi submetido ao procedimento cirúrgico após sofrer uma lesão no pé esquerdo em Brasília.
Segundo o médico e vereador de Teresina Leonardo Eulálio (PL), o prefeito sofreu uma ruptura no tendão de aquiles e passou pela cirurgia de reparação do tendão, com um reforço de tendão secundário.
Assim, o pé do prefeito precisará ficar imobilizado por cerca de 2 meses. Durante o primeiro mês ele não poderá pisar com o pé no chão. Por isso, deve passar o período se locomovendo numa cadeira de rodas.
Leia abaixo o comunicado da prefeitura sobre a condição do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos):
A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Teresina informa que o prefeito Dr. Pessoa teve alta médica, nesta quarta-feira, 26, às 6h. O prefeito já está em casa, onde se recupera de uma cirurgia no Tendão de Aquiles.
Dr. Pessoa vai trabalhar do seu escritório em sua residência, despachando normalmente e acompanhado de sua equipe médica.
O chefe do executivo municipal deve aguardar seu total restabelecimento para voltar a cumprir agenda no Palácio da Cidade.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.