• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Arraial do Pavulagem convida Mestre Damasceno para dia de música e trocas sobre Folguedos Marajoaras; veja a programação


Encontro terá exibição do documentário “O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas comunidades quilombolas”, bate-papo e show da banda Arraial do Pavulagem. Público pode participar mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível. Arraial do Pavulagem
Estúdio Tereza e Aryane
Em ritmo de aquecimento para o mês de junho, o Instituto Arraial do Pavulagem realiza, nesta sexta-feira (28), uma programação que traz o universo dos folguedos do Marajó, com exibição de um documentário e uma roda de conversa. A programação encerra com o show da banda Arraial do Pavulagem, que terá participação do Mestre Damasceno.
Projeto “Oralidades”
Realizado desde 2012 pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o projeto Oralidades normalmente acontece na época que antecede os Arrastões do Pavulagem, promovendo conexões culturais para fomentar a produção artística na Amazônia.
A edição do dia 28 terá o tema “Búfalo Bumbá – Folguedo Popular do Marajó” e será uma Roda de Conversa com Mestre Damasceno, Ronaldo Silva, Junior Soares e Walter Figueiredo.
Ronaldo Silva, presidente do instituto, destaca a importância dos debates realizados neste projeto do Instituto.
“O ‘Oralidades’ promove um diálogo entre pessoas ligadas à cultura popular e pessoas da academia, juntando duas linguagens bem específicas e que podem se complementar. É um momento relevante para a construção dos nossos cortejos nas ruas, pois promove uma reflexão sobre a origem do brinquedo, a importância que ele tem pro imaginário popular do passado, do presente e, claro, do futuro”, observa Ronaldo.
Outros mestres presentes por meio de documentário
No documentário dirigido por Guto Nunes, Mestre Damasceno leva até outros Mestres, Amos e Madrinhas de Bois-Bumbás de Salvaterra-Marajó, no Estado do Pará.
“Conversamos com as famílias responsáveis, com moradores do município e vivenciamos o folguedo popular. Durante todo o trabalho, revelou-se que o Boi-bumbá marajoara é muito mais do que somos capazes de perceber: está vinculado à própria história e identidade da população local”, comenta o diretor da produção, que abre a programação.
Veja a programação:
18h – Exibição do documentário “O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas comunidades quilombolas – histórias de pertencimento e resistência”, de Guto Nunes
19h – Oralidades: Roda de Conversa com Mestre Damasceno, Mestre Ronaldo Silva, Junior Soares e Walter Figueiredo (Tema: Búfalo Bumbá – Folguedo Popular do Marajó)
20h – Roda de Boi com Arraial do Pavulagem e participação especial de Mestre Damasceno
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.