• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cerca de mil indígenas da aldeia Novos Guerreiros ficam desalojados após forte chuva que atingiu o extremo sul da Bahia


Nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, 14 aldeias indígenas foram alagadas. Aldeia Novos Guerreiros, na Bahia, está alagada.
Cerca de mil indígenas da aldeia Novos Guerreiros, que fica entre as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, ficaram desalojados após a forte chuva que atinge o extremo sul da Bahia desde sexta-feira (21).
A aldeia Novos Guerreiros faz parte do território indígena da Ponta Grande. Nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, 14 aldeias indígenas foram alagadas.
“As pessoas estão sem poder sair, estão ilhados nas casas. Então é um momento muito difícil para gente”, contou o cacique da Aldeia Novos Guerreiros, Tucum Pataxó.
Cerca de mil indígenas da aldeia Novos Guerreiros ficam desalojados após forte chuva que atingiu o extremo sul da Bahia
Reprodução/TV Bahia
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 450 milímetros em quatro dias em Santa Cruz Cabrália. Na segunda (24), doações começaram a chegar aos municípios atingidos.
“Nós vamos seguir mobilizando na Bahia doações que podem chegar aqui, nos pontos de coleta dos municípios, porque as necessidades são muito maiores do que o que a gente até imaginava”, afirmou a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães.
Nesta terça-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que atua no atendimento a população em áreas isoladas na região de Santa Cruz Cabrália. Cestas básicas, água potável e colchões foram distribuídos pelas guarnições.
Além disso os bombeiros permanecem atentos a qualquer situação de emergência.
Ainda na segunda-feira, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou o número afetados pelas chuvas no estado. Segundo o órgão, 5.096 pessoas ficaram desalojadas e 16 desabrigadas nos 24 municípios atingidos pelos temporais. [Veja lista de cidades afetadas]
Por causa da gravidade da situação, o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajaram para Itabuna, no sul da Bahia. Acompanhados do governador Jerônimo Rodrigues, eles sobrevoaram áreas afetadas pelos temporais na região.
Cerca de mil indígenas da aldeia Novos Guerreiros ficam desalojados após forte chuva que atingiu o extremo sul da Bahia
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.