Além de debates e apresentação de trabalhos, o evento também contempla a realização de jogos indígenas. Conhecimentos ancestrais dos povos indígenas garantem a preservação dos recursos naturais amazônicos (imagem ilustrativa
Getty images
A partir de quarta-feira (26) até sábado (29), a Rede de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (RENNEABI) e Grupos Correlatos do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizam o III Puxirum da Semana Nacional dos Povos Indígenas, evento que tem como objetivo promover uma ampla discussão sobre temas relevantes da questão indígena, construindo um espaço de apresentações de autores e de divulgação de trabalhos acadêmicos de pesquisadores da região amazônica.
Com o tema “Território, identidade e resistência: trilhando os caminhos para uma educação emancipadora’’, o Puxirum busca debater o cenário de ataques aos direitos dos povos indígenas, e dar visibilidade às estratégias de resistência dos povos originários na luta por autonomia dos seus territórios.
O evento ocorre junto com a representação dos jogos indígenas, que são atividades esportivas que fazem alusão aos jogos, com o objetivo de envolver os estudantes nessa reflexão sobre as práticas de suas identidades culturais que, justamente se reflete em nosso cotidiano.
O Puxirum é aberto a toda comunidade santarena que se interessa pela discussão da temática indígena. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.
Programação:
Dia 26/04
Credenciamento – 14h às 18h
Solenidade de abertura – 14h30 às 15h
Mesa de abertura: Território, identidade e resistência indígena – 15h às 15h45
Conferência de abertura: convidado Gersem Baniwa – 15h45 às 17h45
Apresentações culturais dos povos indígenas do Baixo Tapajós – 17h30 às 18h30
Dia 27/04
Mesa Redonda Educação escolar indígena: experiências, vivências e os desafios frente ao atual cenário político – 08h às 10h
Lançamento do documentário “Resistência Borari: educar para reconstruir” – 10h50 às 12h
Mesa Redonda: Resistência indígena, memória e identidade – 14h às 16h
Mesa Redonda: Arte, literatura e língua indígena – 16h30 às 18h
Dia 28/04
GT 01: Indígenas, indigenismo e a reescrita da história: territorialidade e pertencimento étnico – 08h às 10h30
GT 02: Discursos, epistemologia e novos paradigmas sobre os povos indígenas – 08h às 10h30
GT 03: Educação Escolar Indígena: Interseccionalidades e decolonialidade – 08h às 10h30
Exposição de Pôster – 10h30 às 12h
Representação dos Jogos indígenas: mostra cultural – 14h às 18h
Dia 29/04
Representação dos Jogos indígenas: modalidades esportivas – 08h às 12h
Arrecada Alimentos: Cultura alimentar típica dos povos indígenas – 08h às 12h.
V Representação Jogos dos Povos indígenas
Jogos dos Povos Indígenas serão realizados no IFPA Santarém
Aimbere Sena
O Programa de Extensão intitulado “V Representação dos Jogos dos Povos Indígenas: uma reflexão acerca das nossas práticas cotidianas”, é uma comemoração no mês de Abril ao dia das nações originárias, apresentará o evento cultural no IFPA Campus Santarém e contará com a representação das 14 etnias dos povos indígenas do Baixo Tapajós: Arapiun, Apiaká, Arara Vermelha, Borari, Jaraki, Kumaruara, Matapu, Munduruku, Munduruku Cara Preta, Sateré-Mawé, Tapajó, Tapuia, Tupayu e Tupinambá.
As modalidades que serão executadas na V Representação dos Jogos Indígenas são: Arco e flecha, cabo de guerra, corrida de resistência (5km), atletismo (100m), corrida com tora, futebol, arremesso de lança, luta corporal, zarabatana.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
3° Puxirum da Semana dos Povos Indígenas debate ‘Território, identidade e resistência’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.