Baseado em conto de Murilo Rubião, longa tem atmosfera gótica e kafkiana, e traz elenco do Grupo Galpão. Eduardo Moreira e Inês Peixoto interpretam protagonistas no filme ‘O lodo’
Divulgação
“O lodo”, novo filme do diretor mineiro Helvécio Ratton, chega às telonas marcado por uma atmosfera gótica com algo de kafkiano e sufocante.
A história estreia nesta quinta-feira (13), em todo Brasil, e é adaptada da obra homônima do escritor Murilo Rubião.
“O que mais me atraiu no conto foi a naturalidade com que Rubião insere o absurdo na vida dos personagens, à maneira de Kafka. No filme, há uma tensão crescente entre a narrativa realista e a sucessão de acontecimentos insólitos na vida do protagonista. Por um lado, tudo está em seu lugar, a vida parece seguir seu curso normal. Mas, por trás dessa normalidade aparente, irrompe o absurdo, com sua própria lógica, e nos desconcerta”, diz o diretor Helvécio Ratton.
O protagonista é Manfredo (Eduardo Moreira), funcionário de uma empresa de seguros, sempre preso a funções burocráticas, que começa a se sentir deprimido e busca ajuda de um psiquiatra, o Dr. Pink (Renato Parara).
O roteiro foi escrito pelo próprio Ratton e L. G. Bayão, e transita entre diversos gêneros, combinando realismo e fantasia.
“Sonho e realidade se misturam no filme, as fronteiras entre eles são fluidas, às vezes quase imperceptíveis. O ‘Lodo’ mistura suspense, humor, horror… Minha ideia é colocar o espectador na mente do protagonista, em seu mundo cada vez mais estranho e claustrofóbico”, contou.
O elenco conta com vários atores e atrizes do Grupo Galpão, como Eduardo Moreira e Inês Peixoto.
Sinopse
“O Lodo” acompanha Manfredo, um pacato funcionário de uma companhia de seguros. Para tratar uma depressão, Manfredo procura um psiquiatra, o Dr. Pink. O médico afirma que ele tem um verdadeiro lodaçal dentro de si e quer saber de seu passado, mas há algo que Manfredo não deseja revelar.
Manfredo se irrita com a insistência do Dr. Pink, sente raiva e medo do médico, mas não consegue se livrar dele, paralisado por uma culpa que carrega e procura esquecer. O Dr. Pink passa então a persegui-lo, até mesmo em terríveis pesadelos. O passado volta de repente e a vida de Manfredo se transforma num verdadeiro inferno.
Serviço
“O lodo”
Direção: Helvécio Ratton
Produção: Simone Matos
Roteiro: Helvécio Ratton e L.G. Bayão
Adaptação: livre do conto “O lodo”, de Murilo Rubião
Fotografia: Lauro Escorel, ABC
Direção de arte: Adrian Cooper, ABC
Montagem: Mair Tavares
Música: Paulo Santos
Elenco: Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Teuda Bara, Renato Parara, Rodolfo Vaz e Fernanda Vianna
Apresentando: Maria Clara Strambi e Cláudio Márcio
Produção: Quimera Filmes
Distribuição: Cineart Filmes
Gênero: drama
Duração: 94 minutos
Classificação: 14 anos
Site: olodo.com.br
Instagram: @olodo.filme / @quimerafilmes / @cineartfilmes
Vídeos mais assistidos do g1 Minas
‘O lodo’, novo filme de Helvécio Ratton, chega às telonas nesta quinta-feira em todo o Brasil
Adicionar aos favoritos o Link permanente.