Material foi transferido para um berçário próximo à Unidade de Conservação do Ideflor-Bio Ovos encontrados na praia do Atalaia, em Salinópolis.
Divulgação
Biólogos e pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas (PMDTM) identificaram no último sábado (22), um novo ninho com 122 ovos na praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste do Pará.
O local da desova fica localizado na área bloqueada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), com o apoio dos órgãos de segurança pública.
Para garantir o crescimento seguro dos quelônios, os ovos foram transferidos para um berçário previamente preparado, nas adjacências da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia. De acordo com os envolvidos, a medida visa prevenir a destruição por pisoteio, esmagamento de veículos e pelos efeitos da maré.
Habitat
Segundo especialistas, é no período noturno que cinco espécies de tartarugas marinhas – Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro) – sobem à praia para depositar seus ovos. Também é durante à noite e ao amanhecer que os filhotes saem dos ninhos em direção ao mar.
Atualmente, a Mineral Engenharia e Meio Ambiente executa o PMDTM, que monitora áreas de desova desses animais no litoral paraense. O projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A bióloga e pesquisadora Josie Barbosa detalhou como se deu a operação de transferência dos ovos e o passo a passo até a eclosão.
“O período de incubação dura em média 45 a 60 dias, dependendo da temperatura. Quanto mais quente, menor o período de incubação. Desta vez, não foi possível identificar a espécie da tartaruga, pois quando chegamos no local, a fêmea já havia retornado ao mar”, explicou a especialista.
Mais de 100 ovos de tartarugas são identificados em área bloqueada em praia de Salinópolis, no PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.