Agenda começa às 3h30 da manhã e se estende por todo o domingo. Devotos de São Jorge preparam festa para domingo
O domingo (23) será de celebração a São Jorge no Rio, desde a madrugada. O Santo Guerreiro, muito querido entre os cariocas, terá a tradicional festa na Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte.
A igreja é conhecida como um dos locais de maior concentração de devotos todos os anos. Este ano, a paróquia, que realiza a maior festa dedicada ao santo na América Latina, se prepara para um espetáculo com cerca de 1,5 milhão de fiéis.
Leia também:
Veja 23 curiosidades sobre o Santo Guerreiro
Dia de Feijoada: onde comer o prato tradicional de São Jorge
Programação:
3h30: momento de “adoração ao santíssimo sacramento”;
4h: fachada da igreja é colorida com um show de luzes;
5h: tradicional queima de fogos e a missa solene da alvorada;
missas seguem de hora em hora;
15h: concentração para a procissão, com a Oração do Santo Terço na Igreja Matriz;
16h: imagem de São Jorge vai passar pelas ruas do bairro de Quintino em procissão;
20h30: apresentação do grupo de teatro formado por jovens da igreja, com missa solene de encerramento, com participação do arcebispo Dom Orani Tempesta.
Dia de São Jorge com igreja lotada, em Quintino, em 2019
Nathália Castro/TV Globo/Arquivo
O evento também terá duas novas atrações: o Espaço Food, que conta com 11 foodtrucks, e o Espaço Kids, uma área de recreação para as crianças.
O padre Dirceu Rigo, pároco da Matriz de São Jorge, disse que a alvorada será marcada por um momento de muita emoção, com uma surpresa preparada para os devotos presentes.
“Uma surpresa lindíssima acontecerá antes da missa das 5h da manhã, algo nunca visto em nossa igreja e que vai se tornar inesquecível. Vale a pena viver esse momento conosco, aqui em Quintino”, afirmou.
A prefeitura e o governo do estado prepararam um planejamento operacional com as forças de segurança para reforçar o policiamento na região. O tráfego também sofreu várias alterações (veja abaixo).
Como chegar
Para acessar as áreas, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, como ônibus e trens, estação de Quintino. Não haverá estacionamento.
Bloqueios do trânsito
das 10h de sábado até o último minuto de domingo: a Rua Clarimundo de Melo, entre a Rua Assis Carneiro e a Rua Bernardo Guimarães, ficará interditada;
das 10h de sábado às 23h59 de domingo: fica fechada a Rua da República, entre a Rua Clarimundo de Melo e a Praça Quintino Bocaiúva, assim como todo o entorno da praça, exceto o trecho da Rua Nerval de Gouveia.
Desvios
Veículos procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Avenida Amaro Cavalcanti seguirão pela Rua Bernardo Guimarães, Rua Nerval de Gouveia, Rua Elias da Silva, Rua Assis Carneiro, Rua Clarimundo de Melo e Avenida Amaro Cavalcanti;
Procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Ângelo Dantas seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva e Rua Nerval de Gouveia.
Procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Padre Telêmaco seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Rua Nerval de Gouveia e Rua Garcia Pires.
Desvios durante a procissão
A partir das 16h de domingo, a procissão de São Jorge seguirá partindo da paróquia na Rua Clarimundo de Melo, 769, seguindo para a Rua da República, Praça Quintino Bocaiúva (pista à direita), Rua Nerval de Gouveia (à esquerda), Rua Garcia Pires e retornando à paróquia. Para viabilizar a procissão, será interditada, a partir das 15h, a Rua Padre Telêmaco, no trecho entre a Av. Ernani Cardoso e a Rua Clarimundo de Melo.
Veículos procedentes da Av. Ernani Cardoso, com destino à Avenida Amaro Cavalcanti seguirão pelo Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura), Av. Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira, Rua Goiás, Rua Euzébio de Matos, Praça dos Garis, Rua Manuel Vitorino, Praça Sargento Eudóxio Passos, Rua Clarimundo de Melo e Avenida Amaro Cavalcanti;
Procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Ângelo Dantas seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Viaduto Compositor Wilson Batista, Rua Goiás, Rua Cupertino, Avenida Dom Hélder Câmara, Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura) e Rua Ângelo Dantas.
Dia de São Jorge no Rio: festa em Quintino promete surpresa e 1,5 milhão de fiéis; veja a programação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.