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Drones substituem helicópteros em operações nos terminais portuários de Santos, SP


Equipamentos tecnológicos reduzem o tempo de operação e aumentam a produtividade e a precisão. Drones substituem helicópteros em operações nos terminais portuários de Santos, SP
Santos Drone Imagens Aéreas/Divulgação
Os serviços de controle e auxílio nas operações dos terminais do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, antes realizados por helicópteros, foram substituídos por drones [veículos aéreos com câmeras acopladas e controlados remotamente].
O uso do drone reduz o tempo da operação, aumenta a produtividade e a precisão, além de garantir mais segurança aos trabalhadores e, ainda, melhorar o acompanhamento da situação dos equipamentos e produtos ao permitir que sejam observados mais de perto.
Segundo Arthur da Anunciação Neto, diretor de uma agência marítima, responsável pelas informações e restrições portuárias, os drones substituem, de forma eficaz, o serviço que antes era realizado por helicópteros.
“Antigamente, contratávamos um helicóptero, era muito caro e demandava muito tempo. Já com o serviço de drone, é muito mais fácil e rápido decolar e conseguir fotos excelentes”, explicou o diretor. “Essas fotos permitem uma experiência imersiva dos portos do Brasil. Estamos mapeando os terminais de grãos e fertilizantes do Porto de Santos.”
Drones reduzem o tempo de operação e aumentam a produtividade e a precisão
Santos Drone Imagens Aéreas/Divulgação
Regras
Para sobrevoar a região do porto, no entanto, é necessário ter uma autorização da Autoridade Portuária de Santos, responsável pela administração do cais. Segundo a instituição, os voos são concedidos mediante aprovação dos órgãos de administração do espaço aéreo e seguro de acidentes. A entidade acrescenta que é proibido o sobrevoo nos terminais de combustíveis.
Segundo Gabriel Ribeiro, fundador de uma empresa de drones, é necessário ressaltar a importância da documentação para o uso correto do equipamento.
“Todos os trabalhos que fazemos seguem um protocolo que envolve a autorização da SPA e a documentação obrigatória para quem opera drone, que é o cadastro na Agência Nacional de Aviação Civil, o seguro de Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo (Reta), uma proteção obrigatória para qualquer tipo de aeronave, independentemente da finalidade e da análise de risco”, finalizou.
Para sobrevoar a região do cais santista com drones, é necessário ter uma autorização da Autoridade Portuária de Santos,
Santos Drone Imagens Aéreas/Divulgação
Movimentação no Porto de Santos
O uso de drones auxilia o controle do movimento portuário, que no último mês registrou o melhor desempenho mensal da história do Porto de Santos. O recorde de movimentação em março atingiu a marca de 15,3 milhões de toneladas. O volume superou a marca do mesmo mês em 2021, quando o cais santista movimentou 15,2 milhões de toneladas.
De acordo com a SPA, o crescimento ocorreu principalmente nos embarques, que atingiram 11,7 milhões de toneladas, onde o desempenho superou em aproximadamente 3% o volume do mesmo mês anterior.
Outro destaque positivo foi na movimentação dos granéis sólidos, que garantiram recorde histórico com 8,9 milhões de toneladas, e no avanço na colheita de soja, que movimentou 6,3 milhões de toneladas, 21% acima de março de 2022. Os dados ainda são prévias.
Porto de Santos, SP, registrou o melhor desempenho mensal da história em março de 2023
Santos Drone Imagens Aéreas/Divulgação
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