Ações contra as pernas abertas e a invasão do espaço alheio estão em várias cidades do mundo. Em Nova York, por exemplo, a mensagem é bem direta: ‘Cara, pare de se espalhar, por favor’. Uma campanha que se espalhou por diversas cidades do mundo chegou ao transporte público de São Paulo.
É uma conhecida lei da física: dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Mas tem gente que entra no ônibus e se espalha. Aí a regra desrespeitada é outra.
“Fica todo folgadão, abre as pernas… Você que tem que se ajeitar. É abuso, falta de respeito, falta de educação”, afirma a diarista Sonete dos Santos.
“O pessoal abre muito a perna e você tem que ficar meio assim para não encostar na pessoa e não ser desconfortável, mas também não levantar para não perder o lugar”, reclama a administradora Ana Carolina Buozzi.
“Desconfortável. A gente fica sem jeito até de falar”, diz a doméstica Everilda Maria da Cruz.
“O homem é mais folgado um pouco, espaçoso”, diz o pedreiro Djailton da Silva.
Campanha pede respeito ao espaço das outras pessoas em locais públicos
JN
Para ajudar na mudança desse comportamento tão antigo quanto incômodo, a empresa que é gestora do transporte público da capital está lançando uma campanha: “Respeitei o espaço das outras pessoas”. Está nas redes sociais e também nos cartazes nos ônibus. Vai ser um toque diário para os mais espaçosos.
“Nas redes sociais, a gente já teve quase 2 milhões de visualizações. Então, é um tema que realmente é significativo. As pessoas se importam com isso. O transporte é um ambiente coletivo, é um ambiente onde você compartilha espaços e é preciso que você respeite sempre o espaço, a presença e o direito das outras pessoas”, explica Cilene Cabral, assistente de marketing da SPtrans.
LEIA TAMBÉM
‘Cara, fecha as pernas’: campanha pelo uso consciente do espaço nos bancos dos ônibus é lançada em SP
O mau hábito não é visto só aqui no Brasil. Tem gente espaçosa espalhada pelo mundo, e as campanhas contra as pernas abertas e a invasão do espaço alheio também. Em Nova York, a mensagem foi bem direta: “Cara, pare de se espalhar por favor”.
Campanha pede respeito ao espaço das outras pessoas em locais públicos. Em Nova York, a mensagem é direta
JN
Na França, as fotos de pessoas folgando chamam a atenção para um gesto nada educado. E a capital da Espanha também está na batalha pela mudança de comportamento dos homens.
Em São Paulo, o metrô também criou um personagem para lembrar regras básicas: como deixar as pessoas saírem antes de querer entrar e tirar a mochila das costas para não sair batendo em todo mundo. São maneiras de lembrar que o transporte coletivo, mesmo com todos os problemas, deve ser um espaço de cidadania, um lugar de cada um e de todos. Quem já viu, aprovou a campanha nos ônibus paulistanos. E muita gente já vai captando a mensagem.
Campanha em diferentes cidades do mundo pede respeito ao espaço das outras pessoas em locais públicos
JN
“É bom esse toque com certeza”, afirma o confeiteiro Edmilson Laurentino.
“É um ambiente público, todo mundo tem que ter o seu próprio espaço”, diz a estudante Ana Laura Santos Ramos.
Campanha pede respeito ao espaço das outras pessoas em locais públicos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.