Wagner Moreira foi parado por agente de segurança para uma ‘carona’ e acabou perseguindo um suspeito, após coordenadas do guarda. Caso aconteceu em fevereiro, mas ganhou repercussão nos últimos dias. Motorista de aplicativo é surpreendido por agente e participa de perseguição na Grande SP
A Corregedoria Geral da Guarda Civil Municipal de Osasco, na Grande São Paulo, informou neste sábado (22) que irá apurar a conduta do agente que parou o carro de um motorista por aplicativo – que levava uma passageira – para perseguir um suspeito. (veja o vídeo acima)
O caso aconteceu no dia 9 de fevereiro, por volta de 20h. Os suspeitos estavam na Rua Luiza Henrique dos Reis, no Jardim Conceição, em uma motocicleta Honda CG vermelha, sem placa, o que motivou a abordagem. Um dos suspeitos conseguiu fugir, sendo pego metros à frente. Duas pessoas foram detidas na ocasião.
Em nota, a GCM informou que o vídeo que mostra o guarda entrando no veículo particular chegou ao conhecimento da coorporação dias após a ocorrência. “As imagens foram encaminhadas a Corregedoria Geral da GCM para apuração dos fatos”. (veja nota completa no final da reportagem)
A GCM informou ao g1 que o procedimento foge do padrão e que “toda conduta que foge ao procedimento operacional padrão passa por investigação da Corregedoria da GCM”.
As imagens mostram toda a ação, que durou cerca de 1 minuto. No vídeo é possível ouvir um disparo de arma de fogo. Na sequência, o Wagner Moreira é parado por um guarda, que entra no carro.
O agente dá as coordenadas para o motorista de aplicativo perseguir um suspeito. Em seguida, ordena que o carro pare e consegue deter o suspeito. Depois disso, a viagem continua normalmente. Essa era a última viagem de Wagner antes de voltar para casa naquele dia. Ele se lembra de ter visto uma movimentação de pessoas correndo.
“Nisso, o policial fez o sinal para mim. Eu achei que era para passar dele, mas era para ele embarcar. Eu fiquei sem reação, a única reação foi a mais instintiva, de abrir a porta para ele entrar. Eu literalmente não sabia o que fazer”, contou.
Há pouco mais de quatro anos trabalhando como motorista de aplicativo, ele conta que já viveu situações inusitadas, mas que esta foi o “ápice”.
“No momento eu parecia calmo, mas eu não sei explicar o motivo de toda a minha calma. Não tenho palavras para explicar”, diz Wagner.
O que diz a GCM de Osasco
“No dia 09/02, por volta das 20h, uma equipe da GCM Osasco deteve dois suspeitos por roubo na Rua Luiza Henrique dos Reis, no Jardim Conceição. Os suspeitos circulavam pelo local em uma motocicleta Honda CG vermelha, sem placa, o que motivou a abordagem.
Na abordagem, um dos suspeitos conseguiu fugir, sendo interceptado metros à frente. Ele portava um celular produto de roubo, além de um simulacro de arma de fogo. A moto, segundo a dupla, pertencia a sogra de um deles.
Essa ocorrência foi apresentada no plantão da Seccional, e foi registrado o boletim de ocorrência nº BW9525-1/2023.
Dias após a ocorrência descrita acima, chegou ao conhecimento da GCM o vídeo de um guarda entrando num veículo particular na região do Jardim Conceição. As imagens foram encaminhadas a Corregedoria Geral da GCM para apuração dos fatos.
Informamos que a Guarda Civil Municipal obedece ao procedimento operacional padrão, atuando em equipe, as quais são divididas por viaturas”.
Guarda civil de Osasco vai apurar conduta de agente que entrou em carro de app para perseguir suspeito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.