• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Festival celebra o Dia Mundial da Criatividade em cidades brasileiras

O evento acontece em 12 países e em dezenas de cidades brasileiras. São shows, apresentações e palestras conduzidas pelos chamados ‘inspiradores’. Festival marca o Dia Mundial da Criatividade
No Dia Mundial da Criatividade, um festival realizado em várias cidades brasileiras lançou um desafio aos participantes.
As periferias são imensas como seus dramas e carências, mas é também enorme a capacidade que existe de criar.
“Quando a gente não tem muitos recursos, a gente acaba achando novas maneiras de executar as ideias.”
De embelezar e faturar. “Posso mostrar para outras mulheres o quanto que elas conseguem também desenvolver um trabalho, trabalhar com moda, e estar bonita, conseguir fazer dinheiro, que é o foco principal”, afirma a influenciadora digital e dona de brechó Larissa Ramos.
E de chegar longe. Valter Rege: “Eu lancei o meu primeiro longa metragem, ‘O Cinema me Trouxe Aqui’, filmado no Canadá.”
“Depois que a gente teve acesso à revolução tecnológica do audiovisual, a gente usa a criatividade para mostrar o lado positivo da favela,”, diz o blogueirinho de favela e cineasta Valter Rege.
Estudiosos da mente humana explicam que a criatividade é uma poderosa ferramenta não só de adaptação ao mundo, mas de transformação da realidade. E quem transforma também é capaz de inspirar ao compartilhar suas experiências, e é isso que milhares de pessoas e grupos estão fazendo essa semana no Festival Mundial da Criatividade.
Ele acontece em 12 países e em dezenas de cidades brasileiras. São shows, apresentações e palestras conduzidas pelos chamados “inspiradores”, profissionais como o diretor de publicidade que vem abrindo espaço para a periferia no universo da propaganda.
“Trazendo essas verdades e referências que a publicidade não bebia antigamente, melhora para todo mundo. É bom para as marcas, é bom para os anunciantes, bom para as agências e bom para a quebrada que está entrando nesse universo”, declara Tiago Trindade Rodrigues, sócio da Digital Favela.
LEIA TAMBÉM
Programação gratuita do Dia Mundial da Criatividade segue até sábado (22), em São Luís
Dia Mundial da Criatividade será lembrado com série de eventos em Juiz de Fora; confira a programação
Dia Mundial da Criatividade terá programação de atividades em Volta Redonda
A tradição veio do Japão antigo, mas a designer Sofia Kamatani mostra e explica que inovação pode surgir de um novo olhar para o passado.
“Eu propus a ideia de usar o furoshiki para transformar em uma ecobag, porque é uma forma de incentivar as pessoas para diminuir o uso das sacolas plásticas”, explica.
E se o instrumento criado lá na Suíça não comporta todos os ritmos e melodias do Brasil, o músico Paulinho Oliveira adapta, inventa um novo, com 15 notas e novas possibilidades.
“Eu coloco tudo o que eu faria na bateria nesse instrumento. Só que aí eu posso colocar ritmo, harmonia e melodia. Acho que criatividade é encontrar um caminho no inesperado”, disse.
E é isso que os organizadores do festival, que vai até este sábado (22), esperam: que as inspirações criativas continuem ecoando e se multiplicando.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.