Quitutes são feitos em restaurantes comandados por casais. Cada prato custa R$ 30; concurso vai até 30 de abril. Disquinho de Peixe do Zemané: Disquinhos de peixe sem massa, com cream cheese e ervas, empanados em farinha panko. Servidos ao molho de maracujá com gengibre e molho de ervas.
Reprodução/TV Globo
O g1 e a TV Globo apresentam mais três pratos que participam do festival Comida di Buteco 2023, que elege o melhor petisco de Brasília. A competição reúne 31 bares e restaurantes e vai até o dia 30 de abril. Cada prato tem o preço único de R$ 30.
Nesta sexta-feira (21), os quitutes são de restaurantes que comandados por casais – que vivem e trabalham juntos.
LEIA TAMBÉM
CARDÁPIO VARIADO: ‘Estrela’, ‘Bolinho do seu Dito’ e ‘Enroladinho da roça’
VETERANOS: Descubra o ‘Frango Pipoca’, o ‘Choripan da Adega’ e o petisco ‘Carmem Miranda’
BOLINHOS FRITOS: ‘Porquinho do Rancho’ e ‘Menos é mais’
‘Disquinho de Peixe do Zemané’
Esta é a segunda vez que o restaurante Seu Zé e Seu Mané participa do Comida di Buteco. Robson e Wildislene Duarte prepararam o “Disquinho de Peixe do Zemané”. São disquinhos de peixe sem massa, com cream cheese e ervas, empanados em farinha panko, servidos ao molho de maracujá com gengibre e molho de ervas.
Casados há 15 anos, as proprietários do restaurante contam que no início brigavam muito, mas que hoje se entendem pelo olhar.
“A rotina é difícil, tem que saber lidar bem com a vida pessoal e profissional”, diz o casal.
Seu Zé e Seu Mané
Petisco: Disquinho de Peixe do Zemané
Endereço: Quadra EQNL 02/04, S/N – Bl B | Taguatinga Norte
‘Mamãe Mandou’
Mamãe Mandou: Bolinho feito de linguiça de pernil, temperado com alecrim e recheado com queijo muçarela, empanado na farinha panko e frito.
Reprodução/TV Globo
Na quarta participando da competição, o Destilaria Beer resolveu fazer do petisco uma brincadeira. O “Mamãe Mandou” vem com três copos escondendo surpresas: um tem cachaça, outro uma raspadinha e outro o molho.
O prato é um bolinho feito de linguiça de pernil, temperado com alecrim e recheado com queijo muçarela, empanado na farinha panko e frito. Acompanha molho preparado com tamarindo e especiarias como noz-moscadas e gengibre, e uma porção de toucinho.
Os donos da ideia e do bar, Odair Leite e Lucilene Miranda, estão juntos há 27 anos. O casal conta e conta que nem toda hora é felicidade no trabalho.
“Amor e ódio, vai misturando e fica uma receita boa”, explicam.
Destilaria Beer
Petisco: Mamãe Mandou
Endereço: Quadra CSB 07, 7 – Lt. 05 Lj. 02/03 | Taguatinga Sul
‘Pastelito de Costela Angus’
Pastelito de Costela Angus: Minipastéis recheados de costela desfiada angus e queijo muçarela. Acompanha molho vinagrete e maionese de alho.
Reprodução/TV Globo
Na estreia da competição, o Boteco do Cantinho aposta em uma carne que fica cozinhando durante 16 horas, em uma temperatura de 70°C. A costela bovina que recheia os pastéis é embalada a vácuo com chimichurri para dar sabor.
O “Pastelito de Costela Angus” é composto de minipastéis recheados de costela desfiada angus e queijo muçarela. Acompanha molho vinagrete e maionese de alho.
Jorge Costa e Danielle Lima estão juntos há 12 anos e explicam que enquanto um pega “mais no pé”, o outro é mais “legal”.
“A realidade é que a gente se completa”, diz Jorge.
Boteco do Cantinho
Petisco: Pastelito de Costela Angus
Endereço: Avenida das Castanheiras, 1060 – Sala 10 e 11 | Águas Claras
Quais são as regras do Comida di Buteco?
Os votos para escolher o melhor petisco são dados pelo público e por um júri surpresa. Os bares não ficam sabendo quem é o jurado, que vai disfarçado ao estabelecimento.
São avaliadas quatro categorias:
Petisco
Atendimento
Higiene
Temperatura da bebida
O voto do público vale 50% do peso total, e o voto dos jurados é responsável pelos outros 50%. Em julho, os vencedores de cada cidade se enfrentam no concurso nacional, que vai eleger o melhor petisco de bar do país.
Melhor buteco do Brasil
O Comida di Buteco tem duas etapas:
Primeira: eleição do melhor prato local, envolvendo o público e os jurados;
Segunda: eleição do melhor petisco do país, sendo que a avaliação vai ser feita por outra comissão de jurados.
Ao todo, 25 cidades brasileiras participam do concurso e disputam o título de melhor buteco do Brasil. O tema dessa edição é “Ervas e Especiarias”.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Comida Di Buteco 2023: conheça os petiscos ‘Disquinho de Peixe do Zemané’, ‘Mamãe Mandou’ e ‘Pastelito de Costela Angus’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.