Expressão significa que rótulo está pronto para consumo e não precisa esperar para amadurecer Verdade seja dita, às vezes, o mundo dos vinhos pode parecer complicado demais. Termos, como terroir e taninos, já fazem parte da linguagem corriqueira dos apreciadores da bebida. Outra expressão que costuma acompanhar as resenhas é “vinhos para beber agora”.
Mas será que existe vinho que é para beber depois? Sim, são poucos, mas os grandes vinhos – que geralmente custam três ou quatro dígitos – são elaborados para serem tomados depois de muitos anos. Estes rótulos chegam ao mercado com potencial para evoluir por muito tempo na garrafa e costumam dar o melhor de si em 10, 20 ou até 30 anos. São os chamados vinhos de longa guarda.
A grande maioria dos rótulos comercializados no mundo, porém, são “vinhos para beber agora”. Ou seja, comprou, tomou. Isto quer dizer que são vinhos ruins ou de baixa qualidade? Nada disso. Simplesmente são rótulos que chegam ao mercado prontos para o consumo. São vinhos bem-feitos, ideais para o dia a dia, e que, em muitos casos, podem até ser guardados por alguns anos.
Para momentos cotidianos, como um jantar, um encontro com amigos, uma tarde na piscina ou na praia, aposte em vinhos para beber já. A seguir você confere quatro dicas de rótulos que cumprem muito bem esse papel.
Sexy Fish Malbec
As uvas Malbec que originam este vinho são cultivadas em Agrelo, terroir de destaque de Luján de Cuyo, em Mendoza. Os aromas são de cerejas e figos, com notas de especiarias e uma sutil folha verde. Em boca, é equilibrado, com ótima acidez e sedoso. Elegante e saboroso, acompanha massas com molho à base de carnes vermelhas, pizzas e carnes assadas.
Divulgação
Norton Select Cabernet Sauvignon
A renomada vinícola argentina Norton produz este belo tinto com aromas de frutas escuras, com as clássicas notas de pimenta vermelha, cassis e tabaco. Elegante, com ótimo corpo, equilibrado e estruturado em boca, harmoniza muito bem com massas com molho à base de carnes vermelhas e carnes vermelhas assadas.
Divulgação
Messias Selection Bairrada DOC
Este tinto elaborado na renomada região da Bairrada, em Portugal, a partir das uvas Baga e Touriga Nacional se destaca pelo aroma intenso com fruta bem madura envolvida por notas de especiarias. Em boca, apresenta boa estrutura com taninos maduros. Amadurece em barrica de carvalho francês e americano e é perfeito para acompanhar carnes vermelhas.
Divulgação
Voga Merlot Terre Siciliane IGT
Elaborado na ilha da Sicília, no sul da Itália, este tinto apresenta aromas de frutas escuras e, em boca, é muito macio, equilibrado e com deliciosas notas frutadas. Combina com massas e carnes grelhadas.
Divulgação