• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cooperativa do Arquipélago do Bailique sustenta famílias de mais de 600 ribeirinhos com manejo sustentável do açaí

‘A gente espera continuar um trabalho que a gente aprendeu com os nossos pais, né? Trazer uma melhoria de vida para a família e, de certa forma, ajudar a natureza também’, diz produtor. Cooperativa do Arquipélago do Bailique faz manejo sustentável do açaí
Em Arraiol, uma das comunidades do Arquipélago do Bailique, no Amapá, o manejo sustentável do açaí ajuda a dar uma melhor qualidade de vida para a população.
O Profissão Repórter entrou na mata fechada e enfrentou os pernilongos para mostrar como os produtores locais fazem a colheita. Depois de dez minutos de caminhada desde a beira do Rio Amazonas, estava as primeiras árvores com açaí maduro.
Mais de 600 ribeirinhos fazem parte da cooperativa do arquipélago, que concentra boa parte da produção em Arraiol. São, em média, 28 toneladas por safra.
“A gente espera continuar um trabalho que a gente aprendeu com os nossos pais, né? Trazer uma melhoria de vida para a família e, de certa forma, ajudar a natureza também”, afirma um dos produtores.
Questionado sobre a importância do trabalho e do manejo e o que vêm à cabeça ao deixar a floresta com o balde cheio de açaí, o produtor José Cordeiro dos Santos Lopes afirma:
“Primeiro, alimento na mesa. Se eu tenho dois, três paneiros de açaí, vou ter uma renda que me possibilita melhor qualidade de vida para os meus filhos, para a minha família, para a minha comunidade”.
Assista ao programa completo:
Edição de 18/04/2023 – Pra Onde, Brasil – Norte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.