• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Americana confirma raiva em cão e orienta moradores da região a procurarem atendimento médico


Animal vivia na rua e veio a óbito no dia 5 de abril. Qualquer pessoa que teve contato deve buscar auxílio nas unidades de saúde. É o primeiro caso em cão na série histórica, desde 1996. Cadela recolhida pelo CCZ de Americana (SP) e que morreu no dia 5 de abril; exame confirmou a raiva animal
Secretaria de Saúde de Americana
A Secretaria de Saúde de Americana (SP) confirmou nesta quinta-feira (20) o registro de um caso de raiva animal na cidade, no bairro Cidade Jardim. Desde 1996, é a primeira vez que o município confirma a doença em um cão.
A cadela que vivia na rua foi resgatada doente no dia 27 de março pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e veio a óbito no dia 5 de abril.
A secretaria orienta que qualquer pessoa que teve contato com o cadela deve buscar tratamento médico nas unidades básicas de saúde dos bairros Vila Mathiensen, Parque Gramado, Praia Azul, Cariobinha ou Antônio Zanaga.
“O tratamento está indicado às pessoas que tiveram contato direto com o animal a partir do dia 25 de março. A depender do tipo de exposição pelo contato, já no período sintomático de eliminação do vírus, os contactantes correm risco potencial de desenvolver a raiva humana”, informa a pasta, em nota.
Vacinação
Em nota, o CCZ informou que o atualmente o estado de São Paulo não realiza vacinação em cães e gatos por meio de campanha anual. Entretanto, por se tratar de um caso confirmado, aguardo posição da Secretaria de Estado da Saúde sobre eventual bloqueio vacina no entorno de onde a cadela foi localizada.
De acordo com a prefeitura, a vacina antirrábica encontra-se disponível no CCZ e os proprietários podem recorrer ao órgão municipal para vacinar seus animais. É preciso fazer o agendamento por telefone: (19) 3467-2344 ou 3467-1187.
“Os moradores podem ligar e fazer um cadastro para vacinar seus animais. Sempre que atingimos um total de 25 animais cadastrados, nós entramos em contato com os proprietários para que eles tragam seus animais para receber a vacina”, explicou a médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição.
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.