• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Presidente Prudente registra 14ª morte por dengue e está entre as três cidades com maior número de notificações do país


Município ultrapassou os 11 mil casos confirmados pela doença neste ano. Presidente Prudente (SP) confirmou 14ª morte por dengue em 2023
João Paulo Burini/Getty Images via BBC
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente (SP) divulgou nesta sexta-feira (20), mais duas mortes confirmadas por dengue.
Não foram divulgados os dados das vítimas.
Ao todo, são 14 óbitos provocados pela doença na cidade e mais de 11.028 casos positivos até o momento. Já os casos descartados somam 4.828.
Segundo informações do Ministério da Saúde, Presidente Prudente é a terceira cidade no país em números de notificações da dengue. A maior cidade do Oeste Paulista só perde para dois municípios do Paraná: Londrina (PR), com o segundo maior número e Foz do Iguaçu (PR), em primeiro.
Além disso, o órgão federal emitiu um alerta relacionado à transmissão de outras doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. O aviso foi feito devido a região de Oeste Paulista fazer divisa com os estados que também enfrentam epidemia de chikungunya, como o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
VEJA TAMBÉM:
Representantes da Saúde visitam Presidente Prudente e discutem alternativas para frear avanço da dengue
Representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opan) estiveram em Presidente Prudente (SP), na última terça-feira (18), para realizar vistorias a fim de discutir alternativas sobre a contenção do avanço da dengue na cidade. Integrantes da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) também participam das atividades.
Em entrevista à TV Fronteira nesta quinta-feira (20), a diretora da VEM, Ana Paula Lagisck, informou que as equipes visitaram unidades de saúde, centro de hidratação, o Hospital Regional e acompanharam visitas domiciliares.
“O que mais chamou a atenção dos visitantes foram as visitas domiciliares, muitos lugares fechados, muitas casas fechadas, muitos locais que não recebiam os agentes de vetores e também os focos de dengue”, disse a diretora.
Além disso, uma recomendação da equipe do Ministério da Saúde aos profissionais da Prefeitura de Presidente Prudente é investir e divulgar mais informações dos sinais da doença para a população
“Os óbitos que tivemos, as pessoas já chegaram nas unidades com situação bem crítica. Sinais de alarme são importantes: muita tontura, dor de barriga, sangramento na gengiva, vômitos persistentes […]”. ressaltou Ana.
O que diz a Prefeitura
Em nota a TV Fronteira, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que este é um cenário preocupante, o que reforça a necessidade de que toda a população se engaje na luta contra a dengue.
A prefeitura ainda afirma que tem feito sua parte com mutirões, ações educativas, campanhas de divulgação em veículos de comunicação, ampliando a rede de atendimento aos pacientes e diversas outras ações.
Além disso, foi criada uma força-tarefa articulada entre a Administração e o Conselho Municipal de Saúde e terá início nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.