• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Prefeitura dá mais seis meses para empresas do transporte público substituírem ônibus antigos em Uberlândia


Prazo anterior se encerrou no domingo (2), quando usuários reclamaram de falta de ônibus em pelo menos seis linhas. Agora, as empresas terão até dezembro para trocar as unidades da frota com data de fabricação anterior a 2009. Empresas terão mais seis meses para renovar frota de ônibus em Uberlândia
Prefeitura Municipal de Uberlândia
A Prefeitura de Uberlândia prorrogou o prazo para as empresas do transporte público renovarem a frota de ônibus usados na prestação do serviço na cidade. Agora, as companhias têm até dezembro para trocarem os veículos com data de fabricação anterior a 2009.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O prazo anterior para a retirada dos ônibus antigos de circulação se encerrou no último domingo (2). Durante o fim de semana, usuários do transporte público reclamaram nas redes sociais da falta de veículos em pelo menos seis linhas urbanas.
O problema afetou os trajetos que demandam veículos maiores, com portas dos dois lados, os mais antigos da frota. Confira alguns dos trajetos prejudicados, segundo relatos dos usuários:
I232 – Terminal Santa Luzia-Terminal Umuarama, via Fórum;
I231 – Terminal Santa Luzia-Terminal Umuarama;
I360 – Terminal Novo Mundo-Terminal Santa Luzia;
A105 – Bairro Santa Mônica-Terminal Central-Terminal Santa Luzia;
A116 – Bairro Santa Mônica-Terminal Central;
A115 – Terminal Central-Bairro Saraiva.
Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) informou que, devido às especificidades do tipo de veículo, autorizou, após nova vistoria, a operação dos veículos até o final de 2023 “para que não haja prejuízo aos usuários e com o compromisso, por parte da empresa, de que a substituição por novos seja feita ainda este ano”.
A TV Integração teve acesso a um comunicado da Prefeitura sobre a prorrogação do prazo. No texto, consta que a nova data “se mostra favorável aos usuários e ao próprio sistema, evitando paralisação ou desentendimento aos munícipes, uma vez que os veículos possuem especifidades inerentes ao atendimento dos corredores do transporte urbano, como portas em ambos os lados dos veículos”.
O documento aponta ainda que a prorrogação “não exime as concessionárias do transporte público das demais obrigações contidas no contrato de concessão bem como na legislação que rege o mencionado serviço, notadamente a necessária manutenção e apresentação de laudo de vistoria dos veículos”.
Procurada pelo g1, a assessoria de imprensa das empresas do transporte coletivo de Uberlândia informou que as linhas estão operando normalmente nesta quarta-feira (5). Sobre as reclamações dos usuários, as empresas afirmaram que a redução da operação “foi rapidamente solucionada”.
A reportagem questionou novamente a assessoria das empresas em relação às reclamações dos usuários sobre os problemas enfrentados no fim de semana e sobre a prorrogação do prazo e aguarda retorno.
LEIA TAMBÉM:
ABUSO: Homem é preso suspeito de estuprar a filha de 14 anos no Bairro Morumbi em Uberlândia
CRIME EM SP: Mãe de jovem uberabense encontrada morta dentro de apartamento pede respostas
PARANÁ: PF investiga delegado que agrediu professor do filho em escola
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.