A primeira apresentação foi realizada no quilombo Bom Jardim, no planalto santareno, na quarta-feira (19). Las Cabaças durante apresentação em quilombo da região de várzea, em Santarém-PA
Divulgação
Iniciou na quarta-feira (19), a circulação do espetáculo Semi-Breve, da dupla Las Cabaças, em territórios quilombolas, no planalto de Santarém, no oeste do Pará. A primeira apresentação foi na comunidade quilombola Bom Jardim. Nesta quinta (20), a dupla se apresenta no quilombo Murumurutuba e na sexta-feira (21), a apresentação será no quilombo Tiningu. As apresentações ocorrem nas escolas ou associações.
O espetáculo é uma criação das atrizes Marina Quinan e Juliana Balsalobre, que estão circulando pela região Oeste do Pará. Elas já se apresentaram nas cidades de Monte Alegre, Alenquer e Oriximiná, nos meses de março e abril.
“Somando-se ao espetáculo também serão realizadas duas oficinas de teatro e educação que serão realizadas com os professores das escolas quilombolas de Saracura e Murumurutuba, o que torna o Semi-Breve uma ferramenta de democratização das artes cênicas e de sua utilização no espaço escolar”, comemorou Corrêa de Lima.
Na Várzea
A dupla de palhaças Las Cabaças já passou por quilombos da área de várzea, como o que está localizado na comunidade de Nova Vista do Ituqui no qual realizaram apresentação e oficinas. Em 29 de março, elas se apresentaram no quilombo Saracura, também na área de várzea. Na quinta-feira, dia 30, de março a dupla levou o espetáculo Semi-Breve para a comunidade de Arapemã. Todas as apresentações foram abertas ao público, de graça e contaram com tradução em libras.
Las Cabaças arrancam muitas gargalhadas no espetáculo Semi-Breve
Divulgação
“A ideia de circular pelos quilombos surgiu de uma conversa com a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém. É uma forma de democratizar o espetáculo cênico”, afirmou Aldo Luciano Corrêa de Lima, coordenador do Ponto de Cultura Kizomba, coletivo que articula as políticas públicas culturais dos territórios quilombolas de Santarém.
Sobre os Quilombos
Em Santarém há 13 comunidades quilombolas e dessas, seis foram escolhidas para a circulação do espetáculo Semi-Breve. Três estão localizadas na área de várzea: Nova Vista do Ituqui, Saracura e Arapemã; e três estão na área do planalto santareno: Bom Jardim, Murumurutuba e Tiningu.
Dupla Las Cabaças leva conhecimento e entretenimento a alunos de escola municipal em comunidade quilombola de Santarém
Divulgação
O quilombo Nova Vista do Ituqui, localizado no rio Ituqui, abriga 47 famílias. No quilombo Saracura vivem 170 famílias e no Arapemã, são 90 famílias. Para todos eles o acesso é somente de barco e estão distantes cerca de 2h de barco, do centro urbano da cidade de Santarém.
O espetáculo Semi-Breve
É composto por cinco esquetes de palhaçaria. O título faz uma brincadeira com a figura rítmica, pois quando as palhaças vão tocar uma música, surge uma pulga na partitura. A pulga é Elvis, já velha conhecida da dupla. Ela acaba atrapalhando, também quer fazer um grande show. Bifi e Quinan demonstram seus dotes, ou melhor, suas inaptidões. Quinan tenta fazer uma mágica e Bifi mostra do que é capaz e faz seu magistral “Salto no copo d’água”. Como nada dá muito certo as duas partem para uma disputa em “Os nomes dos Santos”.
Todas as apresentações teatrais são abertas ao público e gratuitas, para tanto, o Projeto conta com o patrocínio da rede Atacadão, via Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura. A realização é da Associação Cultural Namazônia, com sede em Belém.
Comunidades quilombolas de Santarém recebem espetáculo Semi-Breve e oficinas de teatro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.