A Defesa Civil disse que 61 bairros de Rio Branco apresentam algum tipo de risco hidrológico ou geológico. Na próxima chuva forte, as casas de pelo menos 5 mil famílias podem desabar. Ao menos 100 imóveis podem cair a qualquer momento. Mais de 100 casas correm o risco de desabar, depois das enchentes no AC
Centenas de casas atingidas pelas enchentes estão ameaçadas de desabar, em Rio Branco.
O calçadão da Gameleira, cartão postal da capital, tem várias rachaduras, e o centro comercial, afundamentos. Um deslizamento de terra destruiu um restaurante.
“Barranco desceu, levou as árvores, e levou o Jiquitaia, o nosso barzinho”, conta o microempresário José Veras.
Claudecir Gomes da Costa, autônomo, não consegue mais dormir.
“Eu tenho medo porque dá infiltração e vem por baixo, entendeu? Meu medo é grande, de ir dormir e acordar com a casa desmoronando”, diz.
A Defesa Civil disse que 61 bairros de Rio Branco apresentam algum tipo de risco hidrológico ou geológico. Isso significa dizer que, na próxima chuva forte, as casas de pelo menos 5 mil famílias podem desabar. Ao menos 100 imóveis podem cair a qualquer momento.
“O grande problema é que, com saturação máxima do solo, essa água, mesmo que não seja em grande quantidade, acaba trazendo grandes transtornos e aumenta demasiadamente o risco de desmoronamento, deslizamento de terra e movimentação de massa”, explica o coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil.
A prefeitura de Rio Branco disse que as famílias atingidas vão receber aluguel social e terão prioridade em um projeto de habitação previsto para 2024.
Centenas de casas atingidas pelas enchentes estão ameaçadas de desabar, em Rio Branco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.