• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Palmenses enfrentam ônibus lotados na volta para casa após empresa suspender serviço no transporte coletivo


Linhas escaladas de forma emergencial para atender ficam lotadas e usuários reclamaram da demora dos ônibus na estação Xerente, na região sul de Palmas. Sem linhas, volta para casa foi marcada por pontos e ônibus lotados em Palmas
Pelo segundo dia seguido, moradores da região sul de Palmas que dependem do transporte coletivo enfrentaram dificuldade para chegar em casa ou cumprir outros compromissos. Com menos ônibus rodando após empresa suspender o serviço, os que estavam disponíveis ficavam lotado rapidamente na estação Xerente, no Aureny III.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A Viacap, responsável pelas linhas que alimentam os setores da região sul, deixou de atender a população na manhã de terça-feira (18), deixando os usuários esperando por horas e debaixo da chuva que caía na capital.
Por volta das 18h desta quarta-feira (19), usuários relataram à equipe da TV Anhanguera que aguardavam desde as 16h por um ônibus. Algumas linhas nem paravam para pegar mais gente, já que estavam super lotadas.
A diarista Maria Aparecida Rabelo teve que esperar mais de uma hora no Aureny III para conseguir um coletivo que passasse perto de sua casa. “Quem fica prejudicado somos nós. Tem pouco ônibus e os que têm não estão parando não. Tudo lotado mesmo”, reclamou.
A empresa era responsável pela operação de 30 ônibus que atuavam no transporte coletivo da capital. Segundo a empresa, os repasses não foram feitos pela prefeitura. O último pagamento teria sido no dia 17 de fevereiro, referente aos serviços prestados em janeiro.
Como reflexo, os motoristas não estão recebendo benefícios como auxílio alimentação. “Parte do salário que era para ser incorporado a empresa pagava como adiantamento salarial não foi pago. Então a gente está meio que preocupado e tem a família da gente, em primeiro lugar”, disse Maurício Rodrigues, um dos 50 motoristas da ViaCap que parou de rodar por causa da falta de pagamento.
Multidão tenta entrar em ônibus na estação Xerente, em Palmas
TV Anhanguera/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Duas linhas de ônibus vão atender população da região sul de Palmas em escala de emergência após empresa suspender serviço
Pontos de ônibus ficam lotados em Palmas após empresa suspender serviço por falta de pagamento
Escalas emergenciais
Desde terça-feira (18), as linhas 430 e 460, que passam no Aureny III e Estação Xerente, ficaram sem escala para os próximos dias. Por isso, a prefeitura orientou que os moradores que utilizam as linhas busquem “alternativas nas mais estações mais próximas”.
Para atender parte da população, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) organizou escalas para atender as linhas Linha 540 – Eixão Taquari (ida e volta) e Linha 470 – Taquari foram priorizadas por causa do volume de passageiros.
Moradores aguardam por ônibus na região sul de Palmas
TV Anhanguera/Reprodução
Durante a tarde, os usuários já temiam que seria um caos o retorno para casa no fim do dia. “Até pensei em desistir na hora que pensei que ia estar desse jeito. Nem como que vai ser na hora de voltar”, lamentou um dos usuários que aguardava na estação.
Perto das 19h, uma dessas linhas escaladas para atender os usuários que ficaram sem transporte chegou à estação Xerente. Os usuários, cansados de esperar, se acumularam na porta do ônibus na tentativa de conseguir chegar em casa o mais rápido possível.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Palmas disse que que está em contato com a empresa ViaCap para buscar uma solução que não prejudique o fluxo do transporte urbano coletivo. Também ressaltou que as negociações estão em fase de encerramento da requisição dos serviços.
Veja a nota na íntegra
A Prefeitura de Palmas, por meio da ATCP, informa que está em contato com a empresa VIACAP para buscar uma solução que não prejudique o fluxo do transporte urbano coletivo de Palmas. A ATCP e a empresa estão em fase de negociação para o encerramento da requisição de serviços.
Sobre os horários das linhas, estão disponíveis nas redes sociais @meubusaopalmas e também será disponbilizado no site institucional da Prefeitura de Palmas.
A ATCP informa que segue em reunião com o Comitê Gestor Municipal e a empresa VIACAP tratando do encerramento de contrato e demais demandas relacionadas ao funcionamento do sistema de transporte coletivo de Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.