• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Infraero dá parecer favorável para aeroporto regional em Piracicaba; entenda próximos passos


Prefeitura informou que deve receber uma proposta formal nos próximos 15 dias; se a regionalização for oficializada, estrutura vai atender 24 cidades da região. Visita técnica do consultor de negócios da Infraero, Richard Aldrin Fernandes Custodio (à dir.), ao aeroporto de Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deu parecer favorável para que o Aeroporto Municipal Pedro Morganti, em Piracicaba (SP), se torne um aeroporto regional, informou a prefeitura. A administração defende que a estrutura tem potencial para se tornar regional e atender 24 cidades do entorno de Piracicaba.
A avaliação foi feita durante uma visita técnica do consultor de negócios da Infraero, Richard Aldrin Fernandes Custodio, realizada na tarde desta quarta-feira (19) no aeroporto. Ele foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) de Piracicaba, José Luiz Guidotti Júnior, e pelo diretor do aeroporto, Marcelo Kraide.
Custodio conheceu a estrutura do aeroporto e um projeto que especifica as potencialidades e planos de expansão.
A visita técnica do representante da Infraero aconteceu 20 dias após uma audiência de Guidotti Júnior com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, intermediada pelo deputado estadual Helinho Zanatta (PSC), para discutir a possibilidade.
Guidotti mostrou projeto com as potencialidades do aeroporto municipal
Prefeitura de Piracicaba
O secretário disse ainda que a regionalização do aeroporto municipal pode se tornar um instrumento importante para o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) e seus 24 municípios.
“Ficou bem claro que a Infraero identificou o potencial da nossa região e está interessada em investir neste processo de transformação, alicerçado numa cadeia de novos produtos e serviços que poderão ser agregados a Piracicaba por meio do aeroporto”, afirmou o titular da pasta, em nota.
Entenda, a seguir, quais são os próximos passos para a regionalização do espaço:
Com o parecer favorável à iniciativa, segundo Custodio, a Infraero deverá encaminhar, nos próximos 15 dias, uma proposta para a Prefeitura de Piracicaba propondo a regionalização do aeroporto;
Para a regionalização, o aeroporto precisa passar por ampliação, que inclui melhoria do perímetro patrimonial, auxílios visuais e capacitação dos funcionários, com custeio da União. O investimento também pode ser usado para recuperação de pavimento, caso necessário;
Para o envio de recursos federais, no entanto, é necessária a aprovação do projeto de ampliação entregue pela prefeitura, da previsão orçamentária, da avaliação da atual situação do aeroporto e da região onde está localizado;
Caso a regionalização do aeroporto se concretize, a gestão dele deixará de ser municipal e passará para uma empresa pública federal.
Vista aérea do Aeroporto Municipal de Piracicaba
Christiano Diehl Neto
O projeto de revitalização foi protocolado há duas semanas pela prefeitura junto ao Ministério de Portos e Aeroportos.
A reportagem questionou qual o custo previsto para reforma, que é uma das informações essenciais para aprovação no governo federal, mas a prefeitura não informou.
“Pelo fato de o nosso aeroporto já estar estruturado, com boa pista e disponibilidade de expansão, além de estar em localização estratégica, temos grandes chances competitivas neste processo”, defendeu o secretário José Luiz Guidotti Júnior, no dia da visita em Brasília.
Não foram informadas previsões de prazo para a conclusão da regionalização da estrutura.
Aeroporto Municipal Pedro Morganti, em Piracicaba
Justino Lucente/ Prefeitura de Piracicaba
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.