• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

IPTU de Goiânia: primeira parcela vence na quinta-feira


Conforme a Sefin, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista vai ter 10% de desconto. Os que optarem pelo parcelamento podem parcelar em nove vezes no boleto ou em até 12 vezes no cartão de crédito. Parque Flamboyant – Goiânia foi eleita a cidade mais arborizada do país
José Washington/TV Anhanguera
A primeira parcela ou parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Goiânia vence na quinta-feira (20). Conforme a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), o contribuinte que optar pelo pagamento à vista vai ter 10% de desconto. Os que optarem pelo parcelamento podem parcelar em nove vezes no boleto ou em até 12 vezes no cartão de crédito.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, até o momento cerca de 30% dos contribuintes realizaram o pagamento. A Sefin ressalta a importância de pagar o imposto antes do vencimento para evitar multas e juros.
Em entrevista à TV Anhanguera, o secretário-executivo de Finanças de Goiânia, Lucas Morais, explicou que todos os contribuintes devem efetuar o pagamento antes vencimento, mesmo se houver um processo de revisão em aberto.
“Está sendo feito uma força tarefa para cumprir todos os processos de revisão de 2022, mas a recomendação é que mesmo assim o contribuinte pague o de 2023. Caso seja revisado o de 2022, também será revisado o de 2023 e o contribuinte pode pedir o reembolso ou a compensação do valor no IPTU de 2024”, explicou.
Para trazer mais facilidade e flexibilidade aos contribuintes, além do tradicional boleto, novas formas de pagamento como PIX e cartões de crédito e débito estão disponíveis.
Os boletos foram enviados via Correios. Entretanto, caso o contribuinte não tenha recebido ou queira efetuar o pagamento de outra forma, é possível emitir a Guia de Pagamento (DUAM) pelo site da Prefeitura (veja o passo a passo abaixo).
Como emitir a Guia para Pagamento?
O primeiro passo é acessar dentro do site da Prefeitura de Goiânia a página da Secretaria Municipal de Finanças e clicar em IPTU 2023. Depois, clique em emissão de boleto.
O contribuinte vai ser direcionado para outra página e vai precisar inserir o número de inscrição cadastral do imóvel. Em seguida, vai escolher a forma de pagamento e gerar a guia.
Caso tenha dúvidas ou problemas, o contribuinte pode procurar atendimento na Central do IPTU, de forma presencial ou virtual, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, das 08h às 17h.
O atendimento presencial é realizado no Paço Municipal. Já o atendimento on-line, funciona pelos números (62) 3524-3375 e (62) 3524-3383 ou por mensagens pelo Whatsapp (62) 3524-3352.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.