• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Tribo Muã Mimatxi Pataxó celebra o Dia dos Povos Indígenas em Itapecerica, MG


Tribo se apresentou para estudantes e autoridades políticas nesta quarta-feira (19). Índios da Aldeia Pataxó Muã Mimatxi em Itapecerica
Thiago Carvalho/TV Integração
O Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta quarta-feira (19), foi comemorado pela Tribo Muã Mimatxi Pataxó, em Itapecerica. A tribo recebeu nesta manhã a visita de estudantes e autoridades políticas na aldeia onde residem, no Distrito de Lamounier.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os visitantes foram recebidos pelos Muã Mimatxi com uma apresentação típica da cultura indígena. A comemoração foi acompanhada pela equipe da TV Integração. Veja o vídeo abaixo.
Dia dos Povos Indígenas é comemorado na tribo Muã Mimatxi Pataxó em Itapecerica
A tribo chegou em Itapecerica há 17 anos vinda da Bahia para uma fazenda modelo. Os descendentes dos povos originários mantêm a tradição dos antepassados com as pinturas no rosto, os cocas e o amor a natureza.
Atualmente, residem na tribo 30 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. A Aldeia conta uma escola para as crianças e posto de saúde, segundo a Prefeitura.
Índios da Aldeia Pataxó Muã Mimatxi em Itapecerica
Thiago Carvalho/TV Integração
Índio e indígena: qual é o termo correto?
Pela primeira vez, o Brasil celebra neste 19 de abril o “Dia dos Povos Indígenas” – e não mais o “Dia do Índio”, como a data era conhecida até o ano passado. A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402.
📊 Motivo: A palavra “índio” é considerada problemática por ser um termo genérico e não considerar a diversidade dos povos indígenas.
Há anos, defensores das causas indígenas já argumentavam que a data, que marca a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização do Brasil até os genocídios modernos, deveria ser chamada de “Dia dos Povos Indígenas”.
De acordo com a professora e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) Márcia Mura, a alteração era necessária para refletir as ideias e lutas das diversas sociedades indígenas.
LEIA TAMBÉM:
MAIS UMA APREENSÃO: Trio é flagrado com mais de 1 tonelada de sabão em pó falsificado em Divinópolis
SEGURANÇAS NAS ESCOLAS: Escolas da rede municipal passam a ter vigilantes em Divinópolis
LESA PÁTRIA: empresária que participou de atos golpistas é ouvida em Divinópolis
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.