Ao todo, estão sendo cumpridos 6 mandados de prisão temporária e 10 ordens judiciais de busca e apreensão em Manaus (AM), Nova Olinda (AM), Goiânia (GO), Itaituba (PA) e Campo Grande (MS). Operação Déjà Vu contra o garimpo ilegal
PF/AM
A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quarta-feira (19) os mandados em Campo Grande da operação Déjà Vu. A ação visa reprimir crimes decorrentes do garimpo ilegal.
Além da capital sul-mato-grossense, também estão sendo cumpridos mandados de prisão temporária e ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Manaus (AM), Nova Olinda (AM), Goiânia (GO) e Itaituba (PA).
Conforme a PF, além dos mandados também foi determinado o bloqueio de bens e valores das pessoas físicas e jurídicas investigadas, tal como o sequestro de bens móveis e imóveis que estejam em sua posse.
As investigações tiveram início através de denúncias de moradores por causa da poluição das águas e morte de animais que servem de alimentação para comunidade local. Conforme análise do laudo pericial, o garimpo em questão se utiliza de cianeto, material altamente tóxico, e causados de dano ambiental.
Os crimes em apuração da operação são:
Usurpação de bem público da União,
Crime ambiental de extração de bem mineral sem autorização do órgão responsável
Crime ambiental de utilização de substância perigosa ou nociva à saúde ou meio ambiente (mercúrio/cianeto),
Associação Criminosa Armada
Lavagem de capitais
Submeter alguém a trabalho escravo, ou a condição análoga.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Operação da Polícia Federal cumpre mandados em Campo Grande para o combate ao garimpo ilegal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.