• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Polícia Civil apreende adolescente de 15 anos em Itapira em operação contra violência nas escolas

Corporação cumpre ordens de internação contra pelo menos dez menores em cinco estados. Jovem localizado em Itapira é investigado por ataque em creche de Blumenau com quatro mortes. A Polícia Civil apreendeu, na manhã desta quarta-feira (19), uma adolescente de 15 anos na zona rural de Itapira (SP). A ação deu cumprimento de um mandado de busca e apreensão no âmbito de uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina, junto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, contra violência nas escolas.
De acordo com o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter-2), com sede em Campinas (SP), o adolescente foi apreendido dentro de casa, encaminhado à Delegacia de Itapira e ouvido na presença dos pais. Ele foi levado à Fundação Casa. A Polícia Civil não informou o que foi apreendido na residência.
Segundo a Polícia Civil, o adolescente é investigado pelo ataque à ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), em 5 de abril. Na ocasião, quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas. O autor foi detido.
A operação
A Polícia cumpriu mandados de internação provisória de dez menores de idade, além de buscas e quebras de sigilo, em cinco estados. As ordens são cumpridas nos seguintes locais:
PE – Recife;
SC – Blumenau;
PR – Curitiba e Guaíra;
RJ – Barra Mansa, Duque de Caxias, São Gonçalo;
SP – São Paulo (Capital), Itapira, São José dos Campos, Salto.
Os menores são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.
As ordens judiciais da operação foram deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Ministro se pronuncia
Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a operação dá continuidade a uma série de ações feitas pelo governo federal desde o ataque em Blumenau. Dino também falou sobre a busca por maior eficácia no combate à violência nas escolas.
“Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em cinco estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas”, escreveu.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.