Os trabalhos do grupo especial terá duração de 90 dias, e ao fim, todo levantamento e medidas deverão ser encaminhados para a ministra dos povos indígenas. Indígenas durante evento na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana (MS)
Redes Sociais/Reprodução
O Governo Federal publicou na manhã desta quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, uma portaria oficializando a criação de um Grupo de Trabalho que terá como objetivo propor medidas para solucionar a situação fundiária do povo kinikinau em Mato Grosso do Sul.
O grupo será composto pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e por representantes dos seguintes órgãos do ministério: secretaria-executiva, secretaria de Direitos Territoriais Indígenas, departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Indígenas e consultoria jurídica.
Conforme o documento, um integrante da sociedade civil, também será convidado para participar do grupo e será representado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Os trabalhos do grupo especial terá duração de 90 dias, e ao fim, todo levantamento e conclusões deverão ser encaminhados para a ministra dos povos indígenas. O documento não detalha os municípios onde se localizam as áreas. Mas o território buscado pelos indígenas fica em Miranda e Aquidauana.
O secretário-executivo Ministério Povos Indígenas, Eloy Terena, relatou que os kinikinau precisam de visibilidade a ajuda para sanar demandas sociais.
“Hoje foi publicada a portaria da criação de um Grupo de Trabalho para resolver a situação do povo kinikinau, que é um povo que habita a região do Pantanal e está totalmente sem seu território e é afetado por outras demandas sociais”.
Atualmente os indígenas desta etnia vivem em terras ocupadas pelos povos terenas e kadiwéus, nos municípios de Porto Murtinho, Miranda e Nioaque.
Mato Grosso do Sul têm a segunda maior população indígena do Brasil – aproximadamente 70 mil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
No Dia dos Povos Indígenas, Governo Federal cria Grupo de Trabalho para discutir situação fundiária de povo kinikinau em MS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.