• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

No Dia dos Povos Indígenas, Governo Federal cria Grupo de Trabalho para discutir situação fundiária de povo kinikinau em MS


Os trabalhos do grupo especial terá duração de 90 dias, e ao fim, todo levantamento e medidas deverão ser encaminhados para a ministra dos povos indígenas. Indígenas durante evento na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana (MS)
Redes Sociais/Reprodução
O Governo Federal publicou na manhã desta quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, uma portaria oficializando a criação de um Grupo de Trabalho que terá como objetivo propor medidas para solucionar a situação fundiária do povo kinikinau em Mato Grosso do Sul.
O grupo será composto pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e por representantes dos seguintes órgãos do ministério: secretaria-executiva, secretaria de Direitos Territoriais Indígenas, departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Indígenas e consultoria jurídica.
Conforme o documento, um integrante da sociedade civil, também será convidado para participar do grupo e será representado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Os trabalhos do grupo especial terá duração de 90 dias, e ao fim, todo levantamento e conclusões deverão ser encaminhados para a ministra dos povos indígenas. O documento não detalha os municípios onde se localizam as áreas. Mas o território buscado pelos indígenas fica em Miranda e Aquidauana.
O secretário-executivo Ministério Povos Indígenas, Eloy Terena, relatou que os kinikinau precisam de visibilidade a ajuda para sanar demandas sociais.
“Hoje foi publicada a portaria da criação de um Grupo de Trabalho para resolver a situação do povo kinikinau, que é um povo que habita a região do Pantanal e está totalmente sem seu território e é afetado por outras demandas sociais”.
Atualmente os indígenas desta etnia vivem em terras ocupadas pelos povos terenas e kadiwéus, nos municípios de Porto Murtinho, Miranda e Nioaque.
Mato Grosso do Sul têm a segunda maior população indígena do Brasil – aproximadamente 70 mil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.