• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Um dia a gente come, outro não’, chora mãe de 8 filhos que vive em casa sem luz e esgoto no Amapá

Raimunda é moradora da comunidade do Capinal, no Arquipélago do Bailique. Em dia de mutirão de atendimentos de saúde, ela levou duas filhas para fazer a primeira consulta dentária da vida e as meninas ganharam escova e pasta de dente, que não tinham em casa. ‘Um dia a gente come, outro não’, chora mãe de 8 filhos que vive em casa sem luz e esgoto

“Energia limpa e acessível”, “Água e saneamento básico” e “Saúde e bem-estar” são três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para serem cumpridos por vários países até 2030 e, no segundo episódio da série “Pra Onde, Brasil”, na região Norte do país, o Profissão Repórter mostrou que o Brasil está longe de cumpri-los, ao menos no Arquipélago do Bailique, no Amapá, por onde nossa equipe navegou a bordo de um ‘barcohome’.
A realidade da família da dona de casa Maria Raimunda, da comunidade do Capinal, retrata todos os pontos mostrados na reportagem. Na casa onde ela mora com o marido e oito filhos, por exemplo, não há acesso a esgoto e a energia elétrica.
O único banheiro da casa é externo; uma cabana de madeira com dois buracos nas tábuas. A estrutura fica bem próxima à cozinha, que é aberta e não tem refrigeração. A carne, por exemplo, é conservada com sal.
“Às vezes eles pedem comida e eu digo: meu filho, não tem ainda. Um dia a gente come, outro dia a gente não come. Tem que ficar nessa virada, o tempo todo”, emociona-se Raimunda.
No dia que a equipe conheceu a família, Raimunda havia levado duas das filhas para atendimento médico em um mutirão organizado pela única UBS da região. As irmãs Vitória e Cecília fizeram uma consulta com dentista pela primeira vez na vida.
“Bastante estragados”, disse o dentista após analisar os dentes das meninas e explicar que a qualidade da água que eles tomam, que usam para escovar os dentes, afeta a saúde bucal.
Questionada se tinha escova de dentes em casa, no entanto, Cecília, de 9 anos, contou que não. Ela e a irmã ganharam escova, pasta e fio-dental. Também receberam a primeira dose da vacina contra a Covid durante as gravações, que ocorreram em fevereiro deste ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.