Pela primeira vez, a PF identificou o uso de cianeto para retirada do produto na região. Operação Déjà Vu contra o garimpo ilegal no Amazonas
PF/AM
A Polícia Federal deflagrou a operação Déjà Vu, na manhã desta quarta-feira (19), contra garimpo ilegal após descobrir extração no Amazonas. Pela primeira vez, a PF identificou o uso de cianeto para retirada do produto na região.
Conforme informações da PF, estão sendo cumpridos 6 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão no Amazonas, Pará, Mato Grosso e em Goiás.
A investigação começou após a Polícia Federal descobrir um garimpo ilegal em terras da União na cidade de Maués, no Amazonas. Durante as buscas no garimpo, os policiais também identificaram trabalho escravo.
Uso de cianeto
Foi detectado, ainda, o uso de cianeto na extração do ouro. É a primeira vez que a PF percebe o uso de cianeto na região. A substância química, que tem a mesma função do mercúrio (usado para aglomerar o ouro garimpado) é perigosa para a saúde.
A operação foi batizada de Déjà Vu, porque os alvos da ação realizada nesta quarta já foram presos em 2015 pelo mesmo crime.
PF faz operação contra garimpo ilegal após descobrir extração em terra da União no AM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.