Documento prevê que obra custe em torno de R$ 49,6 milhões e seja realizada em 12 meses. Abertura de envelopes com propostas ocorrerá em 5 de maio. Ciclopassarela Bernardo Goldfarb demarcada em mapas
Reprodução/PMSP
A Prefeitura de São Paulo publicou na última terça-feira (11) o edital de licitação das obras da Ciclopassarela Bernardo Goldfarb. A estrutura vai permitir a travessia de ciclistas e pedestres sobre a marginal e o Rio Pinheiros, conectando dois distritos da Zona Oeste da capital, Pinheiros e Butantã.
O documento prevê que a obra custe em torno de R$ 49,6 milhões e seja realizada em 12 meses, a partir do momento em que for expedida uma ordem de serviço. O prazo de vigência do contrato de licitação será de 15 meses, que serão contados a partir da assinatura.
Como previsto na legislação municipal, a ciclopassarela será custeada por meio de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), que são títulos vendidos pela Prefeitura de São Paulo e que garantem aos compradores a posse de uma quantidade predeterminada de metros quadrados numa área de Operação Urbana Consorciada. Quando o preço do m² aumenta nessas regiões, os certificados ficam valorizados, sendo uma forma de investimento.
Projeto da SPObras sobre a Ciclopassarela Bernardo Goldfarb
Reprodução/PMSP
Segundo a SPObras, responsável pela execução do projeto, a estrutura será construída em paralelo à ponte que leva o mesmo nome, Bernardo Goldfarb, visando facilitar o acesso da população à rede de ciclovias, à Linha 4-Amarela de transportes sobre trilhos, à Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos e também ao campus da Universidade de São Paulo (USP) no Butantã.
A construção da ciclopassarela está contemplada no Plano Municipal de Segurança Viária 2019-2028, apresentado há quatro anos pelo então prefeito de São Paulo, Bruno Covas — de quem Ricardo Nunes, o atual prefeito, foi vice na última eleição.
O projeto está baseado na Operação Urbana Faria Lima, criada por uma lei de 1995, visando melhorias na região (demarcada na imagem abaixo), e modificada nove anos depois, para se adequar às diretrizes de políticas urbanas estabelecidas pelo governo federal no Estatuto da Cidade.
A abertura dos envelopes com as propostas ocorrerá no dia 5 de maio, na sede da SPObras, no Centro Histórico da capital paulista.
Área de atuação da Operação Urbana Consorciada Faria Lima
Reprodução/PMSP
Prefeitura de SP publica edital para construção de ciclopassarela sobre marginal e Rio Pinheiros
Adicionar aos favoritos o Link permanente.