Nesta quarta-feira (19) é celebrado o Dia dos Povos Indígenas. Veja projetos voltados para indígenas na Escola Municipal José Leóves Teixeira, em Macapá. Amataré Apalai Waiana, na Escola Municipal José Leóves Teixeira, em Macapá
Amataré Apalai Waiana/Arquivo Pessoal
No Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta quarta-feira (19), o g1 mostra projetos desenvolvidos para o acolhimento de estudantes indígenas na Escola Municipal José Leóves Teixeira, na Zona Norte de Macapá. A escola atua com a Educação de Jovens e Adultos (Eja), onde participam alunos de aldeias de Oiapoque e Pedra Branca do Amapari.
Uma das iniciativas é realizada pelo ex-aluno Amataré Apalai Waiana, de 18 anos, que realiza o trabalho de tradução das aulas. Ele descreveu que ajudar os estudantes se tornou um prazer.
“Eu nunca pensei em ser intérprete e está sendo uma experiência incrível retornar à escola. Estudei lá de 2020 a 2021. Os professores e alunos são incríveis. A escola é um acolhedor para os indígenas e os filhos”, disse o intérprete.
Projeto Canguru acolhe os filhos de estudantes da Eja
Divulgação
O projeto ‘Canguru’ realiza o acolhimento dos filhos dos indígenas. Os próprios professores que não estão no horário de aula, realizam atividades educativas para os filhos dos estudantes.
Outra iniciativa realiza a doação de uniformes para alunos em situação de vulnerabilidade social, fraudas para os bebês e absorventes para as mulheres indígenas.
Homenagem da Câmara de Macapá
Homenagem ao Dia Nacional dos Povos indígenas, na Câmara de Macapá
Jaciguara Cruz/Câmara de Macapá
Estudantes e professores da escola foram homenageados nesta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Vereadores de Macapá. A cerimônia ocorreu em alusão ao Dia dos Povos Indígenas.
O evento contou com a presença da secretária dos Povos Indígenas do Amapá, Simone Karipuna, que destacou o simbolismo da data.
“Estamos num mês muito simbólico para os povos indígenas. Mais do que um mês, estamos falando de um ano de reconstrução, de retomada de políticas públicas que consigam refletir a diversidade dos povos que existe nesse Brasil”, lembra Karipuna.
Vereadores e a secretária Simone Karipuna, na Câmara de Macapá
Jaciguara Cruz/Câmara de Macapá
Dia dos Povos Indígenas
O tradicional Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, passou a ser chamado de Dia dos Povos Indígenas. A mudança ocorreu após a promulgação da Lei 14.402, de 2022.
A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
‘É uma experiência incrível’, diz ex-aluno que virou intérprete para indígenas em escola no AP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.