• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Lobo-guará é flagrado no meio de plantação de café no interior do ES


Espécie está classificada como vulnerável no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), ou seja, requer atenção para não entrar na lista de animais em extinção. Lobo-guará é flagrado no meio de uma plantação de café no interior do ES.
Um lobo-guará foi flagrado na comunidade de Feliz Lembrança, no interior de Alegre, no Sul do Espírito Santo, nesta segunda-feira (17). Responsável pelo registro, o morador Paulo Sérgio Azevedo disse que não é a primeira que o animal aparece na região.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A espécie está classificada como vulnerável no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), ou seja, requer atenção para não entrar na lista de animais em extinção.
Apesar do nome “lobo”, segundo o biólogo e mestre em Ciência Florestal, Edson Valpassos, ouvido pelo g1, o bicho não oferece risco de ataque a humanos.
Logo-guará é flagrado em plantação de café no interior do ES.
Reprodução/Redes Sociais
“O lobo-guará é muito perseguido pelo porte e pelo nome ‘lobo’, que as pessoas associam que podem atacar a criação. Na verdade, esses animais se alimentam de pequenos anfíbios, repteis, e fruta-de-lobo, que é típica do cerrado, além de outras frutas, e até insetos. Não quer dizer que vendo um animal pequeno ele não possa atacar, mas essa não é a fonte principal de alimentação dele”, explicou o biólogo Valpassos.
O biólogo explicou que, em média, a estimativa é que a população atual de animais seja de 23 mil de lobos-guarás no Brasil, que residem principalmente no estado de Minas Gerais.
O cerrado é o ambiente típico dele. Mas com o desmatamento da Mata Atlântica, que é transformada em pastagens, e em outras culturas, eles conseguem trafegar nestes ecossistemas”, disse.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.