• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Sebastião Salgado expõe realidade de povos indígenas no DF


Visitas acontecem a partir desta quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas. Entrada é gratuita. Criança indígena em foto de Sebastião Salgado
Sebastião Salgado/ reprodução
O fotógrafo Sebastião Salgado retrata a realidade dos povos indígenas em uma exposição no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a partir desta quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas. Para o artista, os povos indígenas enfrentaram e enfrentam diversos desafios, como o Marco Temporal, a pandemia de Covid-19 e a invasão de territórios por garimpeiros.
“Tudo isso faz parte de uma tentativa de posse dos territórios dos povos indígenas”, diz o fotógrafo.
Conhecido por trabalhos como Êxodos (2000) e Gênesis (2013), Sebastião Salgado alcançou projeção internacional ao retratar, em diferentes partes do mundo, dramas sociais profundos, como a desolação causada por guerras e a vida de crianças desabrigadas. Desde 2017, é o primeiro brasileiro a integrar a Academia de Belas Artes da França.
LEIA TAMBÉM:
AMEAÇAS: Terras indígenas com povos isolados são as mais ameaçadas da Amazônia, aponta estudo
EMERGÊNCIA: Território Yanomami tem 28 mil indígenas e foi tomado por mais de 20 mil garimpeiros no governo Bolsonaro
‘Povos Indígenas: Natureza e Justiça’
Foto da exposição ‘Povos Indígenas: Natureza e Justiça’, do fotógrafo Sebastião Salgado
Sebastião Salgado/ Reprodução
A exposição “Povos Indígenas: Natureza e Justiça”, está no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do STJ, em Brasília, até 31 de maio. A entrada é gratuita e as visitas podem ser feitas de segunda até sexta-feira, das 9h às 19h.
“Eu acho extremamente importante que essas minhas fotografias venham ajudar a ilustrar o que está acontecendo. Vai ser a oportunidade que as pessoas de Brasília e da região possam ter contato com a comunidade indígena por meio dessas fotografias”, diz Sebastião Salgado.
Para grupos, os interessados devem fazer agendamento prévio, na página do STJ. A exposição é organizada pelo STJ e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio do Ministérios dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.