Pesquisa está em fase de desenvolvimento e prevê criar metologia capaz de fornecer informações de locais com maior risco de alagamentos, sobretudo os formados por chuvas intensas. Alagamento causado por forte temporal em São José dos Campos, em fevereiro.
Reprodução/Arquivo
Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está desenvolvendo um projeto inovador no país, que prevê indicar locais com maior incidência de inundações em cidades brasileiras. O intuito é que futuramente os municípios previnam tragédias desse tipo.
A pesquisa, que está em fase de desenvolvimento, propõem combinar modelos de previsão de expansão urbana, de mudança do uso do solo e também hidrodinâmicos.
Os dados serão utilizados para criar uma metodologia capaz de fornecer informações geográficas que identifiquem os locais com maior risco de inundações em cidades, incluindo as provocadas por chuvas extremas.
O trabalho pioneiro é feito com base em dados de São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo. Posteriormente, municípios brasileiros poderão utilizar a solução na construção de políticas públicas e na tomada de decisões de enfrentamento desses fenômenos.
Para a modelagem hidrodinâmica, o grupo de pesquisadores utilizou o software HEC-RAS (Hydrologic Engineering Center’s River Analysis System, na sigla em inglês). Esse é um programa de computador que consegue simular o fluxo e a elevação da superfície da água, além do transporte de sedimentos.
A pesquisa é financiada pela Fapesp, que divulgou as informações.
Chuva causa alagamento na região central de São José dos Campos em 2023.
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Inpe realiza pesquisa para identificar locais com maior risco de inundações em cidades brasileiras
Adicionar aos favoritos o Link permanente.