• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Airsoft: arma usada em curso de tiro para crianças não é letal, mas pode cegar; especialistas explicam perigos

As esferas de PVC atingem velocidades de 50 a 200 metros por segundo. Não são consideradas letais, mas podem machucar e até cegar uma pessoa. “Me chocou ver crianças apontando armas muito parecidas com armas reais”, diz conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Airsoft: arma usada em curso de tiro para crianças não é letal, mas pode cegar
Um vídeo de divulgação do curso para mirins de um clube de tiros de Jataí, em Goiás gerou uma séria discussão na última semana. Nele, as crianças aparecem usando uma airsoft. Por fora, ela parece uma pistola de verdade, mas tem um detalhe na ponta, bem colorido. Por dentro, o funcionamento é diferente.
O especialista em segurança Ivan Hermano Filho acredita que ela pode sim, ser considerada uma arma:
“Airsoft de fato é uma arma, por uma razão muito simples: ela é arma de pressão. Ela atira de verdade. Então, aqui nós temos, por exemplo, a pistola, ela é funcional. Ela vai atirar o projetil da airsoft, que são essas esferas de plástico. O simulacro é diferente. Esse aqui, por exemplo, ele é parecido com arma de verdade, mas de forma alguma ele atira”, diz.
As esferas de PVC atingem velocidades de 50 a 200 metros por segundo. Não são consideradas letais, mas podem machucar e até cegar uma pessoa.
“Me chocou ver crianças apontando armas muito parecidas com armas reais. Porque essas armas de airsoft simulam armas reais. Algo que mesmo pra quem trabalha com segurança pública, pra quem pesquisa segurança pública e pra quem frequentou clubes de tiro, foi impactante”, diz o conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roberto Uchôa.
Mas, afinal, quais são as regras para o uso deste tipo de arma de pressão? A Polícia Civil de Goiás decidiu não abrir investigação por entender que o caso não se tratou de um crime. E preferiu acionar o Ministério Público de Jataí.
“Ao permitirem o acesso de crianças menores de 14 anos, a armas é, para mim, se parece incontestável, de que houve a prática de crime. No caso, do artigo 242 do Estatuto da Criança e do Adolescente. É um crime até complexo, que ele fala em arma ou munição. Então, se a airsoft é considerada a arma no nosso ordenamento, então a gente está diante de crime, sim”, diz a professora de Direto da FGV-RJ, Elisa Cruz.
O Ministério Público de Jataí recomendou a imediata suspensão das atividades de tiro com crianças e adolescentes, com base em um decreto que regulamenta o treinamento de tiro esportivo somente para maiores de 14 anos.
Veja a reportagem na íntegra:
Curso de tiro para crianças em Goiás causa polêmica nas redes
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Bichos na Escuta’ na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.