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Prefeitura de SP diz que postos SPTrans abrirão no final de semana para agilizar reemissão de Bilhetes Único cancelados


Todos os postos da empresa ficarão abertos no sábado (8) e no domingo (9) das 6h às 22h. Ricardo Nunes (MDB) pediu desculpas e assumiu que a administração pública deveria ter agido mais rápido na ampliação de horário. Erro no sistema faz cerca de 20 mil cartões do Bilhete Único serem bloqueados
TV Globo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta quarta-feira (5) que os postos da SPTrans vão abrir no sábado (8) e no domingo (9) para dar vazão ao grande fluxo de pessoas que precisam reemitir o Bilhete Único após cancelamento em massa registrado na última segunda-feira.
Todos os postos da empresa ficarão abertos das 6h às 22h.
Nunes pediu desculpas e assumiu que a administração pública deveria ter agido mais rápido na ampliação de horário de funcionamento nas unidades da SPTrans a fim de evitar filas de 3h de espera.
O prefeito também informou que o prazo para restituir créditos do bilhete é de 72 horas — mas que a maioria recebe no mesmo dia — e que 28 mil cartões já foram emitidos aos passageiros que tiveram cartões bloqueados.
TCM questiona Prefeitura SP sobre erro
Passageiros esperando por atendimento após cartão do Bilhete Único ser bloqueado
Reprodução/TV Globo
O Tribunal de Contas do Município (TCM) questionou a Prefeitura de São Paulo sobre o que levou ao bloqueio indevido de mais de 40 mil cartões do Bilhete Único, além de pedir esclarecimento sobre as medidas tomadas e formas de diminuir o impacto aos moradores de São Paulo.
Bilhetes que pararam de funcionar na sexta (30), ainda apresentaram problemas nesta segunda, diferentemente do prometido pela SPTrans, o que causou filas quilométricas em postos de atendimento durante todo o dia.
“O TCM está solicitando à prefeitura a explicação sobre as razões do novo problema com os cartões, as medidas tomadas para resolver a situação e a forma de diminuir o impacto aos moradores de São Paulo”, diz nota do TCM.
O horário de atendimento dos terminais também precisou ser estendido em algumas unidades: funcionam normalmente até as 17h, mas, para atender quem tentava reverter o problema com os cartões, ficaram abertos até as 22h.
Mais cedo, as filas chegaram a quatro horas. Para as pessoas que perderam horas de trabalho, a SPTrans ofereceu comprovante, mas apenas do período em que a pessoa foi atendida e não de quando chegou à fila.
Algumas pessoas afirmaram que os bilhetes funcionaram uma vez, na saída de casa, mas na volta, apresentou erro de novo.
“Uma hora antes eu tinha pagado o metrô normal, quando fui passar na van, não funcionou”, afirmou Tiago Jesus, consultor de vendas, à TV Globo.
“No início de junho, o TCM já havia enviado um ofício à prefeitura sobre falhas na recarga dos cartões, que estariam sendo provocadas por instabilidades na conexão de internet. Sobre isso, a prefeitura apresentou as ações de resolução adotadas. O tema será tratado em um informe na sessão plenária da próxima quarta-feira (5/7)”, afirmou o TCM, em nota.
Os agentes da CPTM e do Metrô estão orientados a liberarem o embarque dos passageiros que apresentarem Bilhete Único com falha. A liberação ocorrerá até a normalização total do Bilhete Único.
Erro na última sexta-feira
Cerca de 40 mil cartões do Bilhete Único foram bloqueados na Grande SP após um erro no sistema da SPTrans enviar para os validadores uma lista de cartões para serem bloqueados.
O erro foi identificado na última sexta-feira (30) e continua nesta segunda-feira (3). A SPTrans informa que trabalha desde que identificou o erro para que minimize o impacto aos moradores e esclarece que não houve fraude ou vazamento de dados (veja mais abaixo).
Ao Bom Dia São Paulo, passageiros relataram dificuldades para conseguirem transportes e também sobre a fila que precisam enfrentar em postos de atendimentos para a troca do cartão.
“Descobri no sábado (1) voltando do trabalho o bloqueio no cartão. O motorista me deixou passar no primeiro ônibus, mas no segundo deixaram eu passar com cara feia. O meu bilhete estava carregado e o dinheiro que eu tinha estava no bilhete. Hoje liguei para minha patroa e expliquei que vinha no atendimento”, informou Ivonete ao Bom Dia São Paulo nesta segunda-feira (3).
“Também descobri no sábado (1) que o meu cartão estava bloqueado e a atendente me falou que tinha que retornar na segunda depois de esperar três horas. Fiquei sem bilhete e sem condução. No 156 falam que o atendimento na Santa Amaro é 24 horas, mas é das 6h até 22h”, afirmou outra passageira.
Isabela Muniz, superintendente de Atendimento da SPTrans, afirmou à TV Globo que equipes técnicas da empresa identificaram a falha em 40 mil cartões, que passaram a apresentar a mensagem “cartão bloqueado”.
Segundo ela, os usuários que tiveram os cartões afetados e tentaram usá-los a partir das 17h de sexta-feira (30) e no final de semana devem se dirigir ao posto de atendimento da SPTrans.
“Todos esses cartões que estão relacionados especificamente à falha que aconteceu nesse final de semana estão isentos da tarifa no sistema”, diz a representante.
Superintendente de Atendimento da SPTrans fala sobre bloqueio em cartões do Bilhete Único
Ainda conforme a representante, a pessoa deve apresentar um documento com foto para emitir a 2ª via do Bilhete Único sem cobrança e restituir o saldo.
Além disso, para os passageiros que os cartões apresentarem a mensagem de bloqueio no validador, a SPTrans diz que está orientando todas as concessionárias de transporte a liberar o desembarque pela porta dianteira.
“Importante ressaltar que os todos os créditos dos passageiros serão restituídos em seus novos cartões. Além disso, os passageiros que comparecerem aos postos de atendimento estão recebendo um atestado de comparecimento”, diz a nota da SPTrans.
Bilhete Único em SP
Reprodução/TV Globo

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