Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado esteve nos centros de saúde do Paranapanema, Taquaral e Barão Geraldo. Veja o que diz a Secretaria de Saúde. Fiscalização do TCE-SP encontra irregularidades em unidades de saúde da região de Campinas
Uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou falta de remédios, vacinas e equipes incompletas em postos de saúde de Campinas (SP). Na metrópole, as vistorias ocorreram nos centros de saúde Paranapanema, Taquaral e Barão Geraldo.
A fiscalização fez parte de uma ação estadual que percorreu 454 unidades em 238 municípios. Na região de Campinas, foram 34 em 16 cidades.
Segundo o TCE, além dos problemas verificados no atendimento à população, com a falta de alguns medicamentos e imunizantes, grande parte dos equipamentos não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta a segurança das instalações.
“Mais de 65% dos equipamentos visitados não tinha o AVCB, que é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros atestando que tem segurança aquele local. E não tendo, você pode estar colocando em risco a população que adentra naquele equipamento público. Por isso um dos primeiros documentos que a gente pede é o AVCB”, destaca Marco Francisco da Silva Paes, diretor regional do TCE.
Morador de Campinas (SP) não encontra remédio para diabetes disponível em posto de saúde da metrópole
Reprodução/EPTV
Procurada para comentar a vistoria do TCE, a Secretaria de Saúde de Campinas destacou que a falta de vacina apontada foi antes do início da campanha contra a gripe, e que o problema com remédios é pontual em algumas unidades por dificuldade com fornecedores.
A população pode consultar a lista de remédios disponível pela internet.
Sobre as equipes de saúde, a pasta informou que Campinas conta com 205 equipes de Saúde da Família, que 84 médicos estão em processo de admissão e que em breve será aberto novo concurso para enfermagem.
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
TCE aponta falta de remédios, vacinas e equipes incompletas em postos de saúde de Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.