• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vacinação contra gripe continua para grupos prioritários no Sul de Minas; veja onde se imunizar


Nesta época do ano as temperaturas começam a cair e, o ideal, é tomar a vacina antes do inverno. A campanha de imunização começou no dia 3 de abril, mas ainda há bastante doses para serem aplicadas. Confira a vacinação contra a gripe nas maiores cidades do Sul de Minas
A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 3 de abril no Sul de Minas. No entanto, algumas cidades da região têm encontrado dificuldades para imunizar o grupo prioritário conforme a meta estimada. (Confira abaixo se você pode receber a dose.)
Na maiores cidades da região, a vacinação tem sido para os grupos prioritários: gestantes; puérperas; crianças (a partir de 6 meses até os 12 anos); professores; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros.
Nesta época do ano as temperaturas começam a cair e, o ideal, é tomar a vacina antes do inverno. De toda forma, é importante procurarem as salas de vacinação, principalmente as crianças e os idosos que são mais suscetíveis a contrair a gripe.
“É uma vacina que evita complicações decorrentes da influenza, como por exemplo, pneumonia, sinusite e até cardiopatia, que pode ser desencadeada por conta de uma gripe comum”, explicou a enfermeira Vanildes Fernandes.
Vacinação contra gripe continua para grupos prioritários no Sul de Minas; veja onde se imunizar
Divulgação
Se você se enquadra no grupo prioritário, mas ainda não foi se vacinar, confira abaixo onde receber sua dose nas maiores cidades do Sul de Minas:
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, a vacinação ainda está abaixo da expectativa. A prefeitura recebeu pouco mais de 10 mil doses do imunizante contra a influenza. Cerca de 5.700 doses já foram aplicadas.
A secretaria de Saúde informou que não está previsto o recebimento de mais doses e, por enquanto, não deve ampliar a vacinação para outros grupos por enquanto. O trabalho está focado em vacinar 90% deste grupo específico.
A documentação necessária para a vacinação é CPF, carteira de vacinação e documento que comprove que você integra o grupo de prioridade.
São 20 unidades onde as pessoas podem encontrar as vacinas. Na maioria delas, o horário de atendimento é das 8h às 16h. Nas unidades Regional Sul, UBS Centro e UBS Regional Leste têm atendimento estendido, de 8h às 18h.
Pouso Alegre
Em Pouso Alegre, mais de 24 mil doses foram recebidas pelo município. Por enquanto, cerca de 6 mil já foram aplicadas, ou seja, quase 25% da meta.
As doses estão disponíveis nos postos de saúde com salas de vacinação nos bairros da cidade e também no Centro de Vacinação.
É preciso apresentar um documento oficial com foto, além do cartão de vacina e a comprovação do grupo prioritário. Os trabalhadores elegíveis para tomar a dose devem apresentar o documento do vínculo na área.
Vacinação contra gripe continua para grupos prioritários no Sul de Minas; veja onde se imunizar
Celso Ávila
Varginha
Em Varginha, segundo a prefeitura, 8.470 doses da vacina contra a gripe chegaram no município desde o início da campanha. As doses são distribuídas pela Superintendência de Saúde de Varginha ao município.
Na cidade, cerca de 44% das doses recebidas já foram aplicadas. Com relação à estimativa de que precisam ser aplicadas, está muito longe da meta. Apenas cerca de 3% das mais de 9 mil crianças foram vacinadas. Os grupos mais vacinados são os idosos (11%) e os profissionais da saúde (19%).
Para receber a dose, é preciso apresentar um documento oficial com foto, além do cartão de vacina e a comprovação do grupo prioritário.
A Central de Vacinas e o PSF Imaculada aplicam as doses de 7h30 às 16h. Outros PSF’s funcionam de 7h30 às 10h30 e de 13h às 15h30.
Passos
Em Passos, a prefeitura está facilitando o acesso às doses. A campanha tem ido até as escolas e intensificado a oferta de vacinas nos bairros da cidade, estendendo pela zona rural. Além de contra a gripe, tem mais dez vacinas desde contra a Covid, até BCG e pentavalente.
O principal objetivo é atualizar o cartão de vacinas para atingir o máximo possível de moradores. De acordo com a prefeitura de Passos, mais 7 mil doses da vacina contra a gripe chegaram ao município desde o início da campanha, cerca de 4 mil doses já foram aplicadas.
Na zona urbana de Passos, as doses estão sendo aplicadas geralmente a partir de 8h até as 16h; é preciso conferir o horário de atendimento conforme o local de vacinação. Quem está na cidade pode receber a vacina no Ambulatório São Lucas, PSF Coimbras, PSF CSU, PSF Jardim Canadá, PSF Penha e PSF Penha II.
É preciso apresentar o cartão de vacinas, documentos pessoais e o cartão do SUS. Segundo a enfermeira Vanildes Fernandes, a vacinação significa uma ‘proteção coletiva’.
“Quando você faz a imunização, você acaba protegendo outras pessoas. É uma proteção em massa”, finalizou a enfermeira.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.